Mirian Bottan chegou a pesar 38kg e conta como venceu a bulimia
Ela ganhou notoriedade ao falar abertamente sobre as adversidades que teve de enfrentar por conta da doença
atualizado
Compartilhar notícia
Do que você precisa para se sentir bonito no mundo virtual? De filtros no Instagram? Usar programas que atenuam rugas e afinam a silhueta? Nada disso faz a cabeça de Mirian Bottan, que costumava sofrer com a bulimia. Depois de vencer o distúrbio, ela tornou-se defensora da beleza natural e possível.
A loira, que tem perfil no Instagram e canal no YouTube movimentados, compartilha com os seus mais de 32 mil seguidores dicas de nutrição e bem-estar. Ela tem ganhado notoriedade ao falar abertamente sobre os longos anos vivendo a mercê de um complexo de inferioridade.
Sabendo que o mundo desperta esse senso de inadequação em homens e mulheres, resolvemos listar 5 motivos para você começar curtir Mirian Bottan.
1 – Ela é transparente quando o assunto é beleza real
O Instagram da blogueira está recheado de fotos em que ela aparece mostrando marcas de celulite e o abdômen relaxado. Nada disso ocorreria há 15 anos, quando a blogueira desenvolveu um quadro grave de bulimia.
A obsessão pela magreza levava Mirian a ter compulsões diárias e em várias postagens ela relata o drama de viver uma adolescência baseada em aparências.Aos 16 anos ela teve de usar uma faixa para esconder as falhas no cabelo depois de uma queda severa dos fios por desnutrição — consequência de muitos períodos de jejum com o objetivo de emagrecer.
“Eu comia um pacote inteiro de pão de forma + 1 litro de leite em 15 minutos e vomitava tudo depois. Não ter engordado muito nunca foi motivo de alegria, era só o resultado de uma autoagressão que me deixou várias vezes a um passo de perder a vida. Cheguei a pesar 38kg e odiava meu corpo mesmo assim”, conta a blogueira em uma de suas postagens.
2 – Ela fala sobre um estilo de nutrição verdadeiramente saudável
No canal do YouTube, ela usa suas próprias experiências com a compulsão para elucidar dúvidas de pessoas que se sentem oprimidas pelo espelho. No último vídeo, ela falou sobre nutrição cerebral e quebrou o mito universal de que alimentação deve estar relacionada apenas com ganho ou perda de peso.
“Comer o que gostamos faz bem para a saúde mental e também é saúde! De que adianta não comer açúcar e ter crises de pânico ou não ter uma vida funcional por causa do estresse gerado na busca pela perfeição?”, questiona a blogueira.
3 – Ela ajuda outras pessoas a lidar com a compulsão alimentar
Mirian também explica, numa linguagem estilo diário, como alcançou a plenitude e hoje aceita e abraça suas imperfeições. O processo delicado, que incluiu anos de terapia, não foi fácil. Ela conseguiu se fortalecer ao perceber que se torturava por uma perfeição que não existia.
“O trabalho é com a nossa cabeça. É treinar todo dia pra lembrar que seu corpo é seu principal aliado, seu veículo, seu lar, não um enfeite escravo do olhar alheio. Que se para te amar alguém precisa que seu corpo seja moldado, não é e nunca será amor. Que não foram corpos definidos e sem gordura que fizeram a humanidade evoluir, e sim cérebros curiosos e dedicados (e bem alimentados)”.
4 – Ela mostra que é possível amar a si mesmo sem depender da balança
Além de revelar que, assim como a maioria de nós, já gastou muito dinheiro com intervenções estéticas e cremes que prometem milagres, Mirian também ensina que a atração parte de dentro e que algumas dicas ( como parar de achar que dobrinhas te impedem de ser sexy) são essenciais para se viver bem.
O que eu desejo é que sejamos felizes. Musculosos, magros, gordos, do avesso. Só não dá mais para achar que somos melhores ou piores de acordo com o formato do nosso corpo. Corpo perfeito é aquele que tem uma alma linda dentro. Não importa o nível de beleza que você alcance, ela irá embora junto com o tempo. Você vai passar a vida enxugando gelo ou vai inventar a geladeira?