Biblioteca ambulante alcança crianças que não tem acesso à leitura
Amante da literatura, o italiano Antonio De Cava percebeu que as crianças das aldeias próximas da sua cidade não tinham acesso a livros
atualizado
Compartilhar notícia
Os “trucks” se espalharam pelo mundo. Comida, bebida, cosméticos e até vestuário já circulam sob quatro rodas.
Mas, a ideia de um professor aposentado da Itália ganhou nossos corações. Amante da literatura, Antonio De Cava percebeu que as crianças das aldeias próximas da sua cidade não tinham acesso fácil aos livros e resolveu criar o Bibliomotocarro, uma biblioteca móvel com cerca de 700 publicações.
O projeto oferece livros gratuitos para jovens italianos. A história foi divulgada no site Shareable, que conta: “Onde a música do Bibliomotocarro chega causa sorrisos, alegria e muita empolgação”. As crianças ouvem o som e correm para vê-lo.
Funcionando desde 2003, a biblioteca ambulante viaja mais de 500 km ao longo das pequenas aldeias, sem receber nenhuma remuneração. De Cava faz por puro amor aos livros e por perceber a importância que o projeto tem na vida dos jovens que alcança.
Em entrevista ao Zooppa, o professor aposentado disse: “Eu sempre pensei que as crianças devem ter a oportunidade de aprender coisas interessantes em todos os lugares, não apenas enquanto estão na escola.”
Confira a entrevista no vídeo abaixo: