metropoles.com

BBB21 gera emoções negativas em 86% dos brasileiros, diz pesquisa

Para os entrevistados, os sentimentos que o programa desperta mais comuns são raiva, tristeza, humilhação, indignação e repúdio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reproduçao/Gshow
Lumena e Lucas Penteado
1 de 1 Lumena e Lucas Penteado - Foto: Reproduçao/Gshow

Basta dar uma olhada nas redes sociais para observar que o Big Brother Brasil 21 tem incomodado bastante a web. Comentários negativos sobre a “cultura do cancelamento” dentro da casa ou cancelando participantes do lado de fora do reality são alguns indícios de que o programa está despertando “gatilhos” e sentimentos negativos nos brasileiros.

Uma pesquisa independente, realizada pela empresa Hibou, revelou que, dos 52% de brasileiros que estão acompanhando o programa, 86% sentiram emoções negativas nas duas primeiras semanas do reality show da TV Globo. Cerca de duas mil pessoas responderam a  pesquisa.

Entre os sentimentos que o BBB desperta, os mais comuns são raiva, tristeza, preconceito, humilhação, indignação, nojo, repúdio e falta de empatia. O levantamento mostra ainda que 6,7% dos entrevistados está pensando em parar de assistir ao programa. Metade deles pretende tomar a decisão por achar o conteúdo pesado.

Cancelamento na vida real

Também foi mensurada a presença do tribunal das atitudes condenáveis no dia a dia dos brasileiros. O significado da expressão “cancelamento” foi reconhecido por 61,8% dos internautas e as opiniões variam. Após a explicação do termo para todos os entrevistados, 44% entendem que a tendência não é nova, mas o repúdio ao cancelamento, sim.

Além disso, a maior parte dos entrevistados (55,1%) defende a importância de ouvir todos os lados da história antes de tomar uma decisão, e 54,7% dos brasileiros acham que a prática pode se tornar uma arma nas mãos de pessoas mal intencionadas.

5 imagens
Lucas Penteado é ex-BBB
Ele e Karol eram antagonistas
Caio Afiune no BBB21
A baiana Lumena tem sido considerada uma das vilãs
1 de 5

Nego Di foi eliminado em Paredão contra Sarah

TV Globo/Reprodução
2 de 5

Lucas Penteado é ex-BBB

TV Globo/Divulgação
3 de 5

Ele e Karol eram antagonistas

reprodução/ globo
4 de 5

Caio Afiune no BBB21

reprodução
5 de 5

A baiana Lumena tem sido considerada uma das vilãs

Reproduçao/Gshow

Entre canceladores e cancelados, 38% dos brasileiros já sofreram algum tipo de cancelamento em algum momento da vida. Entretanto, mesmo com a indicação de repúdio ao ato, 50,7% das pessoas já ocuparam o papel contra uma marca ou empresa, 52,7% com artistas ou páginas nas redes sociais e 48,6% com pessoas da própria convivência.

O que merece ser “cancelado”?

Na opinião de 74,5% dos entrevistados, o ato de cancelar é o mesmo que praticar bullying. Entre os temas que justificam que a pessoa seja “banida”, estão maus tratos a animais (88,6%), maus tratos a crianças (86,8%), estupro (86,1%), maus tratos a idosos (82,7%), racismo (75,5%) e violência doméstica (80,6%).

A lista de atitudes intoleráveis continua com assédio sexual, na opinião de 78,1%; desvio de dinheiro público, para 68,6%; e discriminação sexual (65,7%).

Mas afinal, por que o brasileiro assiste BBB?

Entre tantos sentimentos negativos nesta edição, vale mesmo a pena acompanhar o programa? Para 51,4% das pessoas ouvidas, o que chama mais atenção é a possibilidade de bisbilhotar o comportamento das pessoas, 49,4% gosta mesmo é dos conflitos por opiniões e atitudes distintas e 39,8% adora as provas de Líder e Anjo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?