Autora vence câncer de mama e lança livro sobre a experiência
Em “Somos Blindadas”, Beatriz Falcão explica como foi o tratamento e a descoberta da doença
atualizado
Compartilhar notícia
Aos 28 anos, Beatriz Falcão recebeu uma notícia difícil de digerir: estava com câncer de mama. Após 10 meses de tratamento intenso e muita perseverança, a jovem venceu a batalha contra a doença. Agora, ela busca retomar a vida. O percurso está registrado no livro “Somos Blindadas: Câncer de Mama Sem Tabu”, lançado, nesta terça-feira (24/10, na Livraria Cultura.
A batalha de Beatriz começou quando a mãe dela avistou um nódulo no peito esquerdo da jovem. Após consultar a mastologista, Beatriz recebeu confirmação de que estava com câncer de mama. Procurou ajuda em São Paulo, mas acabou fazendo todo o tratamento – quimioterapia, radioterapia e quadrantectomia – em Brasília, com médicos de confiança.
As dificuldades, medos e ansiedades despertaram o desejo em escrever. “Precisava expressar o que estava vivendo. Foi uma catarse das minhas emoções, uma espécie de diário. Espero que o livro possa ajudar quem está passando por uma situação parecida”, afirma.
A obra relata toda a trajetória da superação do câncer e fala sobre o que a autora chama de seu “renascimento”. O termo explica a transformação pessoal de Beatriz, além de momentos em que ela repensa sua feminilidade e noção de beleza. “Somos Blindadas” também possui um pequeno “manual de sobrevivência” às terapias e cirurgias que a jovem passou para vencer a doença.Depois de tantas vitórias, a autora confessa que ainda não pensou muito sobre o futuro ou os próximos passos. “No momento, estudo para concurso porque sonho em me tornar servidora pública. Além disso, sempre quis viajar para a África”.
Serviço
Lançamento do livro “Somos Blindadas: Câncer de Mama Sem Tabu”
Livraria Cultura do Casapark hoje (24) às 19h