Assédio sexual: a culpa nunca é da vítima, frisa psicóloga
Dania Mendez sentiu-se culpada após MC Guimê e Cara de Sapato serem expulsos do BBB. Ela foi assediada diversas vezes pelos dois no reality
atualizado
Compartilhar notícia
A mexicana Dania Mendez, do La Casa de los Famosos, foi assediada diversas vezes desde que chegou ao BBB 23. Além de mexerem nos pertences dela, a influenciadora digital teve de lidar com situações de importunação sexual, praticadas por MC Guimê e Cara de Sapato. O cantor tocou as partes íntimas da sister. O atleta, por sua vez, forçou um beijo.
Ao ser questionada sobre as atitudes dos rapazes no confessionário do reality show, Dania disse não ter sido “nada demais” e, quando recebeu a notícia da expulsão, sentiu-se culpada.
A cultura machista na sociedade costuma culpar a vítima em todas as situações. Mas, importante lembrar, a culpa não está na roupa que a mulher usa, tampouco em seu comportamento extrovertido ou “sensualidade latina”. A culpa é do agressor, que deve ser punido.
“Temos muitos tabus envolvendo a violência contra a mulher. É como se ela merecesse passar por isso. Então, muitas vezes, a vítima se sente coagida em falar que foi violentada ou que sofreu algum tipo de assédio pela questão do julgamento social”, explica a psicóloga Andrea Chaves.
A especialista dá sequência à tese. “Já atendi pessoas que se sentiram culpadas pela experiência, como se elas fossem a autora do conflito, não a vítima. Por isso, é importante investir em campanhas de psicoeducação, deixando claro para essas mulheres o quanto elas são vítimas dos comportamentos disfuncionais dos homens“, frisa.
Toda mulher já esteve no lugar de Dania e, por isso, essa cultura precisa ser combatida. É preciso quebrar os ciclos de assédio, violência e abuso. Afinal, até quando veremos a culpa recair sobre as figuras femininas?
Ver essa foto no Instagram