Artista vê cores em sons e cria quadros com suas músicas preferidas
Melissa McCracken tem uma condição chamada sinestesia, que mistura seus sentidos. A imagem abaixo representa a música At Last, de Etta James
atualizado
Compartilhar notícia
Ao fechar os olhos e escutar uma música, o que você imagina? A artista Melissa McCracken vê cores e padrões para cada canção.
Ela tem uma condição neurológica chamada sinestesia. Não é uma doença, mas quem tem a síndrome mistura os sentidos. Existem 61 tipos de tipos documentados: desde pessoas que sentem gosto de palavras, emoções com cheiros característicos e cheiros som som. No caso de Melissa, as músicas formam imagens coloridas quando ela as escuta.
Segundo a americana, ela só foi perceber que era a única a enxergar cores em músicas no ensino médio. Ela tinha um celular azul e escolheu como toque uma canção de Michael Jackson (Melissa o vê laranja). “Comentei com meu amigo: ‘A canção complementa o azul do aparelho’. Ele ficou muito confuso e me disse que não fazia nenhum sentido”, lembra.
Aos 16 anos, Melissa começou a pintar músicas e passou a vender seus quadros pela internet. Hoje, 10 anos depois, a arte se tornou a principal atividade da americana. Ela só pinta as músicas que gosta. O gênero country, por exemplo, tem uma cor de amarelo-musgo não atraente. Mas, as músicas de Stevie Wonder trazem imagens vívidas aos seus olhos.“Algumas pessoas dizem amar meus quadros, mas detestam meu gosto musical. Em contrapartida, já enviaram um e-mail explicando que adoraram a arte da música Gravity, de John Mayer, mas não poderiam comprar por odiar o cantor. Acho justo”, explica.
Veja algumas pinturas da americana Melissa McCracken: