metropoles.com

Animação infantil é acusada de erotização e body-shaming

Tanto no trailer quanto no pôster de divulgação, a ideia passada pelos produtores é de que a beleza de uma mulher é determinada por seu peso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
YouTube/Reprodução
1 de 1 - Foto: YouTube/Reprodução

A animação digital “Red Shoes and the 7 Dwarfs” (“Sapatos Vermelhos e os Sete Anões”, em português) ainda não tem data de estreia, mas já causa polêmica na internet — tudo por causa da campanha publicitária do filme. Tanto no trailer quanto no pôster de divulgação, a ideia passada pelos produtores é de que a beleza de uma mulher é determinada por seu peso.

O cartaz promovendo o longa foi visto no Festival de Cinema de Cannes e mostrava duas versões da princesa ao lado do texto: “E se a Branca de Neve deixasse de ser bonita e os Sete Anões de serem tão baixos?”. No roteiro do filme estrelado por Chloë Moretz, Branca de Neve tem excesso de peso, mas torna-se alta e magra quando usa um par de sapatos vermelhos mágicos.

Tess Holliday, 31, uma modelo plus size, compartilhou a foto do outdoor com seus seguidores do Twitter. “Como isso foi aprovado por toda uma equipe de marketing? Por que está certo dizer aos jovens que ser gordo é igual a ser feio?”, questionou. Depois de alguns dias, a protagonista da animação respondeu a mensagem dizendo que estava tão chocada quanto todo mundo, acrescentando que, apesar do marketing, o roteiro do filme era “lindo”.

Tony Bancroft, que trabalhou na produção, também justificou a publicidade e diz que a produção tem uma mensagem positiva, que é exatamente o oposto do que as pessoas estão dizendo. “O problema é um cartaz mal traduzido, que está dramaticamente fora do contexto”, explicou ele ao site Branding Asia.

Os críticos também apontam que o trailer do filme é sexualizado. Nele, dois dos sete anões entram na casa da Branca de Neve, aparentemente em busca de seus sapatos. Quando a princesa chega em casa, os anões se escondem sob uma mesa e observam ela se despir.

Em nota, a Locus Corporation, estúdio sul-coreano que produziu o filme, pediu desculpas e disse que estava cancelando a campanha publicitária. “Nosso filme é uma comédia familiar, traz uma mensagem destinada a desafiar os preconceitos sociais relacionados aos padrões de beleza física na sociedade, enfatizando a importância da beleza interior”, afirmou. Hyejin Kim, gerente sênior de estratégia de negócios, acrescentou que a Locus trabalhou com uma empresa parceira na campanha de marketing, mas assumiu “total responsabilidade por todos os erros cometidos”.

Após a controvérsia, a Locus removeu o teaser do filme da sua página no Vimeo, embora cópias ainda permaneçam online.

https://youtu.be/aUFNpUHu5dc

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?