Animação infantil é acusada de erotização e body-shaming
Tanto no trailer quanto no pôster de divulgação, a ideia passada pelos produtores é de que a beleza de uma mulher é determinada por seu peso
atualizado
Compartilhar notícia
A animação digital “Red Shoes and the 7 Dwarfs” (“Sapatos Vermelhos e os Sete Anões”, em português) ainda não tem data de estreia, mas já causa polêmica na internet — tudo por causa da campanha publicitária do filme. Tanto no trailer quanto no pôster de divulgação, a ideia passada pelos produtores é de que a beleza de uma mulher é determinada por seu peso.
O cartaz promovendo o longa foi visto no Festival de Cinema de Cannes e mostrava duas versões da princesa ao lado do texto: “E se a Branca de Neve deixasse de ser bonita e os Sete Anões de serem tão baixos?”. No roteiro do filme estrelado por Chloë Moretz, Branca de Neve tem excesso de peso, mas torna-se alta e magra quando usa um par de sapatos vermelhos mágicos.
How did this get approved by an entire marketing team? Why is it okay to tell young kids being fat = ugly? ??@ChloeGMoretz pic.twitter.com/PVhgwluGTM
— Tess Holliday ? (@Tess_Holliday) May 30, 2017
Tess Holliday, 31, uma modelo plus size, compartilhou a foto do outdoor com seus seguidores do Twitter. “Como isso foi aprovado por toda uma equipe de marketing? Por que está certo dizer aos jovens que ser gordo é igual a ser feio?”, questionou. Depois de alguns dias, a protagonista da animação respondeu a mensagem dizendo que estava tão chocada quanto todo mundo, acrescentando que, apesar do marketing, o roteiro do filme era “lindo”.
The actual story is powerful for young women and resonated with me. I am sorry for the offense that was beyond my creative control https://t.co/HZP2ydPCAX
— Chloë Grace Moretz (@ChloeGMoretz) May 31, 2017
Tony Bancroft, que trabalhou na produção, também justificou a publicidade e diz que a produção tem uma mensagem positiva, que é exatamente o oposto do que as pessoas estão dizendo. “O problema é um cartaz mal traduzido, que está dramaticamente fora do contexto”, explicou ele ao site Branding Asia.
Em nota, a Locus Corporation, estúdio sul-coreano que produziu o filme, pediu desculpas e disse que estava cancelando a campanha publicitária. “Nosso filme é uma comédia familiar, traz uma mensagem destinada a desafiar os preconceitos sociais relacionados aos padrões de beleza física na sociedade, enfatizando a importância da beleza interior”, afirmou. Hyejin Kim, gerente sênior de estratégia de negócios, acrescentou que a Locus trabalhou com uma empresa parceira na campanha de marketing, mas assumiu “total responsabilidade por todos os erros cometidos”.Os críticos também apontam que o trailer do filme é sexualizado. Nele, dois dos sete anões entram na casa da Branca de Neve, aparentemente em busca de seus sapatos. Quando a princesa chega em casa, os anões se escondem sob uma mesa e observam ela se despir.
Após a controvérsia, a Locus removeu o teaser do filme da sua página no Vimeo, embora cópias ainda permaneçam online.
https://youtu.be/aUFNpUHu5dc