metropoles.com

Amor na quarentena: as lições de relacionamentos que se fortalecem na crise

Enquanto muitos casais entram em colapso, outros têm vivido momentos de cumplicidade durante a pandemia de coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FreePik
Homem e mulher se beijam usando máscaras de prevenção ao coronavirus
1 de 1 Homem e mulher se beijam usando máscaras de prevenção ao coronavirus - Foto: FreePik

Desde que teve início a pandemia de coronavírus, a China viu os pedidos de divórcio aumentarem substancialmente. O fenômeno não parece isolado e atingiu casais em todo o mundo e, inclusive, no Brasil, como Whindersson Nunes e Luísa Sonza e, mais recentemente, Mayra Cardi e Arthur Aguiar.

Ouvido pelo Metrópoles, um psicólogo explicou que essas separações provavelmente não serão as únicas, já que o isolamento social funciona como uma “lente de aumento” ao que estava errado na relação. Porém, assim como servirá de baliza a romances que precisavam chegar ao fim, a crise tem unido alguns casais e lhes permitido viver momentos de pura cumplicidade.

Foi o caso dos mineiros Wildson Caldeira, 27 anos, empreendedor digital que namorava a nutricionista Sarah Gomes, 28 anos, há seis anos. No mês passado, ele decidiu propor casamento à amada de uma forma inusitada. “Eu queria que fosse algo bem a nossa cara e marcante, então, veio a quarentena no meio de março e acabamos ficando isolados. Os planos foram por água abaixo”, relembra.

3 imagens
Ele usou projeção para surpreendê-la
E ela disse sim!
1 de 3

Jovem pede namorada em casamento

Reprodução internet
2 de 3

Ele usou projeção para surpreendê-la

Reprodução/ internet
3 de 3

E ela disse sim!

Reprodução internet

“Com todo mundo isolado, alguns vizinhos começaram a projetar mensagens de conforto e de carinho no prédio em frente ao que moramos, em Belo Horizonte… Foi quando tive ideia de fazer o pedido por meio dessa projeção, no dia 2 de abril”, conta.

Com a mensagem estampada no edifício JK, prédio histórico desenhado por Oscar Niemeyer e visualizada por todo o bairro, Sarah não hesitou em dizer sim.

“Nesse momento não tão usual, as coisas acabam ficando mais à flor da pele. Aquilo que já está dentro das pessoas se reflete. No nosso caso, gostamos muito de estar juntos. Acredito que o casamento será só mais um passo na nossa união”, diz Caldeira.

View this post on Instagram

Vai ter muitas fotos siiiiim, pq eu não "guento" ficar quietinha aqui! Hahahaha Agora eu sou uma noiva e tenho um anel de noivado!! ?ahaaamm E esse anel de noivado tem um significado muitíssimo especial e acredito que nem todo mundo conhece! Se chama Anel de Claddagh, faz parte da cultura Irlandesa e eu vou contar um pouquinho da história dele pra vocês! "A história de um amor que nunca morre! São duas mãos segurando um coração com uma coroa em cima. As mãos representam a amizade, o coração é o amor e a coroa significa lealdade. Segundo as histórias (ou lendas), há cerca de 300 anos um pescador chamado Richard Joyce estava de casamento marcado, quando um incidente aconteceu com sua tripulação em um navio pesqueiro: todos foram capturados por piratas e os marinheiros vendidos como escravos. Richard foi vendido para um ourives turco e acabou aprendendo com ele a arte de confeccionar joias. Como não conseguia esquecer sua amada deixada em Galway, Richard fez o que é considerado o primeiro Anel de Claddagh, na esperança de entregá-lo para a moça quando eles se reencontrassem um dia. Depois de anos, o marinheiro foi libertado e pôde voltar para sua cidade, encontrar sua noiva e enfim entregar o anel, que simbolizava todo o amor, amizade e a lealdade mantida por todos os anos em que ficaram separados." Eu sei que a história parece um conto de fadas, mas receber esse anel representa tudo o que o nosso relacionamento é em um objeto. Amor, lealdade e amizade. Enfim, @wildsoncaldeira te amo. Love you to the moon and back.

A post shared by Sarah Elisa (@saraheliisa) on

Assim como Sarah, nomes como a atriz Luana Piovani também aceitaram se casar em plena pandemia. O cantor sertanejo Léo Magalhães, por exemplo, resolveu fazer uma cerimônia de casamento apenas com a amada, a digital influencer Josi Neves.

O músico preferiu não adiar o desejo de construir uma nova família depois de uma viagem romântica pela Europa. “Em breve, quando toda essa pandemia do coronavírus passar, vamos fazer um casamento lindo na igreja e uma festa maravilhosa com todas as nossas famílias e amigos”, escreveu, no Instagram.

Veja a galeria com fotos da cerimônia de casamento de Léo Magalhães e Josi Neves:

6 imagens
As alianças de Léo Magalhães e Josi Neves
Cerimônia intimista contou apenas com a família e amigos próximos
Léo Magalhães e Josi Neves já moram juntos há algum tempo
Léo Magalhães e Josi Neves
Léo Magalhães e Josi Neves não poderão sair em lua de mel devido à pandemia do coronavírus
1 de 6

Léo Magalhães e Josi Neves casaram em cerimônia civil no último domingo (19/04)

Eudes Ruberto/Divulgação
2 de 6

As alianças de Léo Magalhães e Josi Neves

Eudes Ruberto/Divulgação
3 de 6

Cerimônia intimista contou apenas com a família e amigos próximos

Eudes Ruberto/Divulgação
4 de 6

Léo Magalhães e Josi Neves já moram juntos há algum tempo

Eudes Ruberto/Divulgação
5 de 6

Léo Magalhães e Josi Neves

Eudes Ruberto/Divulgação
6 de 6

Léo Magalhães e Josi Neves não poderão sair em lua de mel devido à pandemia do coronavírus

Eudes Ruberto/Divulgação

View this post on Instagram

Já vou fazer 40 anos daqui a dois meses ! E venho vivendo um dos melhores momentos da minha vida ao seu lado @josineves são poucos meses , mas extremamente intensos , verdadeiros gostosos de se viver ! Eu resolvi casar sim , por acreditar em vc , no amor , na felicidade a dois, no matrimônio e nas coisas boas que o casamento pode nos proporcionar . Não quero perder tempo em pensar em coisas negativas , quero acreditar que a partir de agora eu vou ser muito mais feliz , completo se é que eu posso dizer um novo homem com pensamentos um pouco mais evoluidos de quem está casando pra viver a vida de casal e pra sempre casado com vc ! Foram dois anos esperando uma chance pra me aproximar de vc pra que pudéssemos ter esse final feliz , e não é que deu certo rs. Em breve quando toda essa pandemia do coronavírus passar vamos fazer um casamento lindo na igreja e uma festa maravilhosa com todas as nossas famílias e amigos porque nós merecemos comemorar a vitória do nosso amor . Amo vc❤️❤️❤️❤️❤️

A post shared by Léo Magalhães (@leomagalhaesoficial) on

Convivência full time

Para muitas pessoas, a quarentena não veio junto a mudanças tão drásticas, como um noivado ou casamento. Ainda assim, a convivência 24h poderia representar um risco à “saúde” da relação.

A produtora de conteúdo e social media Juliana Bandeira, de 27 anos, e o fotógrafo Bruno Aguiar, 32 anos, dividem não apenas a rotina, mas grande parte do trabalho. Nem por isso vivem em conflito iminente, muito pelo contrário.

View this post on Instagram

minha melhor cia de quarentena e da vida toda ?

A post shared by Juliana Bandeira (@jubandeira_) on

A jovem acredita que o segredo de tanta serenidade, além da admiração nítida que têm um pelo outro, é dar espaço de respiro e dividir as tarefas domésticas. “Ele fica com tudo de cozinha. Cozinhar e lavar louça, por exemplo. E eu com organização e limpeza da casa”, conta.

Além desses pequenos acordos, eles são rigorosos ao dividir os compromissos profissionais e o lazer. Cada um fica no próprio escritório. “Tem vezes que só nos encontramos a noite”, comenta.

Reinvenção do amor

Para o psicólogo do Kurotel, Michael Zanchet, muitos casais têm reinventado o relacionamento nesse período em que estão mais próximos. “Quem tiver uma análise positiva desse momento vai dar mais atenção ao presente e menos ao passado e futuro. Reciclará valores”, defende.

Segundo o especialista, quem quiser de fato viver uma história de amor precisará dispor de afeto, tolerância e aceitação do outro. “Disponibilizar tempo para os relacionamentos requer desejo e disponibilidade interna, é uma construção”, explica. “Temos que compreender o que buscamos em um relacionamento e o que eu posso dar e o outro dar a mim. Ninguém pode dar aquilo que não tem”, resume.

Ela alerta, porém, para o risco de decisões tomada pelo calor do momento, quando as percepções ficam mais aguçadas. Para o profissional, se não for alguma mudança brusca já planejada e pensada pelo casal há tempos, um pedido de namoro ou casamento pode esperar, uma vez que há a chance de estar permeado de estresse e impulsividade.

“Independentemente do momento, muitas decisões podem ser assertivas, desde que sejam pautadas pela razão e não pela emoção, que é o maior desafio”, finaliza.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?