Alongamento de cílios pode causar queimaduras. Entenda
Imagem de mulher com olhos e cílios queimados viralizou nas redes sociais. Especialista explica como evitar reações ao procedimento
atualizado
Compartilhar notícia
O alongamento de cílios parece ter conquistado de vez o público feminino. O que pouca gente sabe, no entanto, é que o procedimento exige prudência das adeptas, e que os cuidados necessários variam de acordo com o material utilizado. Sem essa precaução, as extensões podem levar a complicações oculares e, em casos mais graves, a queimaduras nos olhos e nas pálpebras.
Se for fazer ressonância, avise seu médico caso tenha alongamento nos cílios ( ou cílios postiços ) alguns tem ímãs e o…
Posted by Hércules Fontes on Monday, November 4, 2019
Na última semana, a imagem de uma mulher com queimaduras na região dos olhos viralizou nas redes sociais e chamou atenção para algumas regras a serem seguidas ao se submeter a procedimentos médicos.
A foto mostra machucados causados pela exposição dos fios artificiais a equipamentos de radiologia, mais precisamente ressonância magnética.
Alongamento, micropigmentação e tattoos devem ser evitados
A explicação está na composição dos fios usados. “Há a presença de metais. Eles sofrem interação com a ressonância magnética e o eletrocautério, aparelho utilizado para cauterizar vasos e outras lesões. Esses aparelhos emitem uma energia que é absorvida pelas partículas de metal presentes nos cílios, que aquecem e expõe o paciente ao risco de queimaduras nas pálpebras e adjacências”, explica Natália Medeiros, dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Para fugir do efeito “metal no micro-ondas”, usuárias de cílios magnéticos devem retirá-los antes de exames. Apesar de removíveis, eles podem ser esquecidos em situações desse tipo. Nesse caso, o aparelho de ressonância, que também funciona como um imã, vai atrair os fios de forma brusca e, consequentemente, causar ferimentos.
Veja uma simulação da máquina de ressonância arrancando os cílios de um manequim:
Ressonância magnética usando cílios postiços .cuidado
Posted by Raimundo Grossi on Thursday, October 31, 2019
Esses, no entanto, não são os únicos tratamentos e acessórios que devem ser evitados quando o usuário precisa fazer exames de imagem. Duas técnicas bastante populares e que podem causar efeitos semelhantes são a micropigmentação de sobrancelha e tatuagens em geral. Médicos recomendam um intervalo de 15 a 30 dias entre a realização do procedimento e de exames.
Além disso, aconselham a paciente a informar previamente sobre todos os tratamentos estéticos realizados nos últimos meses. Assim, o profissional pode avaliar os riscos e tomar as medidas necessárias para resguardá-la.