Adote a tradição japonesa Oosouji e faça uma faxina antes do Ano-Novo
O povo asiático aposta em uma limpeza pesada da casa, escritório, ruas e templos para descarregar energias ruins e abrir espaço para 2019
atualizado
Compartilhar notícia
Ano novo, vida nova, certo? Que tal aproveitar os últimos dias do ano e preparar a casa para 2019 com uma faxina caprichada? É hora de afastar os móveis, lavar os tapetes e jogar água no chão para receber o próximo período com tudo organizado. No Japão, essa limpeza é tradicional e conhecida como Oosouji.
De acordo com a tradição japonesa, o último dia do ano deve ser reservado para a faxina detalhada, na qual se separa não só roupas para doação e papéis para descartar, mas também abre espaço para o próximo ano e varre para fora as más energias. Itens velhos e quebrados, que precisam ser substituídos, também precisam sair de casa neste momento. O objetivo é limpar todos os cantinhos e espaços esquecidos — a energia deve fluir sem impedimentos. Uma casa arrumada também é ideal para receber as divindades que trazem sorte e boas energias.
A tradição é tão enraizada na sociedade do Japão que o Oosouji não acontece apenas nas residências: é comum a organização de um mutirão para limpar os escritórios, escolas, ruas e os templos do país (neste caso, há um nome específico, o Susuharai. Aqui, a faxina serve para jogar fora a sujeira física e a espiritual). Crianças, adultos e idosos se unem nessas tarefas, cada um com uma obrigação.
Para adeptos do feng-shui, a faxina de fim de ano também é importante e, com tudo limpo, alguns rituais podem ser feitos para energizar o local. A dica é abrir bem as portas e janelas e acender um incenso, mentalizando boas coisas. Nos banheiros, ligue a torneira e chuveiro para deixar a água correr enquanto defuma o ambiente. Outra ideia é encher a casa de flores naturais e objetos de decoração que tragam alegria.