A vida depois de… emagrecer 65kg
Após cirurgia, exercícios, dieta e muito foco, a estilista Anna Paula Osório mudou o estilo de vida. “Aos 44 anos, estou a melhor versão de mim mesma”, resume
atualizado
Compartilhar notícia
Há três anos, depois de um dia cansativo de trabalho, a estilista Anna Paula Osório – hoje com 44 anos – chegou em casa, tirou os sapatos e encostou a cabeça no travesseiro. Assim que relaxou o corpo, a sua filha Anna Luiza, na época com 4 anos, veio cheia de energia e pediu companhia para brincar de boneca.
A atividade ia requerer muitas horas sentadas no chão. “Queria negar o pedido, pois só conseguia imaginar a dor nas juntas e nas costas que iria sentir durante aqueles minutos de brincadeira”, releva a estilista, então com 135 kg.
Pela primeira vez na vida tive preguiça de brincar com a Anna Luiza. Odiei ter aquele sentimento. Minha consciência pesou rapidamente. Naquele momento, eu decidi que precisava perder peso e garantir uma infância feliz para a minha filha.
Anna Paula Osório
Ela nunca mais olhou para trás. Na manhã do dia seguinte ligou para um médico especialista em cirurgia bariátrica e marcou uma consulta. Três meses depois fez a operação. Enquanto se recuperava, recebeu o telefonema do pessoal da Academia Cia Athletica para convidá-la para participar de um programa de emagrecimento.
Assim que pôde, passou a fazer exercícios com frequência. Começou aos poucos. Primeiro fez meia hora, ao ganhar resistência física aumentou o tempo de atividade. Experimentou a musculação com o personal, deu uma passada pela corrida e voltou a nadar, esporte favorito durante a infância e adolescência. Atualmente, além de todas as modalidades mencionadas acima, a estilista também pratica pilates e, recentemente, entrou para o crossfit.
Ao todo, Anna Paula pratica quatro horas de exercício por dia: fica na piscina duas horas pela manhã e à noite realiza as outras atividades na academia e às vezes no Parque da Cidade. “A perda de peso me estimulou a continuar, mas o meu maior combustível foi usar esse tempo como terapia. Na piscina descarrego todas as minhas preocupações, medos e angústias. É um tempo que dedico exclusivamente a mim”, resume.
Como tudo começou
A estilista ganhou 65 kg ao longo de quatro anos. “Comecei a engordar após ter a minha filha. Me dediquei inteiramente a ela e ao trabalho. Esqueci um pouco de mim”, resume. Ela emendou o parto com o curso de Design de Moda e mais para frente com a gestão de uma confecção. Durante esses anos, Anna passava o dia sem comer e, quando chegava em casa à noite, devorava o que via na geladeira.
Além da alimentação desregrada, ela dormia apenas três ou quatro horas por dia. Trabalhava a madrugada toda. “Depois dessa experiência, aprendi que filho e carreira têm de se adequar ao nosso estilo de vida e não o contrário. Não podemos estar sempre exaustas”, avalia. Anna fechou a confecção, instalou o escritório dentro de sua casa e agora terceiriza o trabalho das costureiras.
Também instalou um aplicativo no celular para lembrá-la de comer de três em três horas e não abre mão de dormir pelo menos sete horas por noite. “A mudança de estilo de vida não foi difícil porque estava percebendo a diferença no dia a dia. Estava mais focada no trabalho, tinha mais energia para viver a minha rotina e minha relação com a minha filha mudou da água para o vinho”, analisa.
Em vez de passar os fins de semana em casa, as duas passaram a acordar cedo e a praticar esportes no Parque da Cidade e no Lago Paranoá. As tardes vendo filme foram substituídas por passeio de patins ou aulas de SUP. O maior desafio, entretanto, foi levar a pequena ao clube. “Fiquei anos sem acompanhar minha filha em uma piscina porque não queria colocar um maiô”, resume.Hoje, além de colocar biquíni para se divertir com a filha, Anna Paula entra na academia e, se preciso, troca de camisa entre os aparelhos. “Minha autoestima aumentou muito ao ponto de eu andar mais empinada. Arrumei um namorado, saio mais com os amigos e tenho até mais disposição para viajar”, revela. “Aos 44 anos, estou a melhor versão de mim mesma.”