4 motivos para deixar a positividade tóxica longe da sua vida
Especialistas dão dicas para compreender e trabalhar as emoções
atualizado
Compartilhar notícia
Optar por ter um olhar otimista e enxergar o lado positivo de todas as situações são algumas práticas de positividade que, ultimamente, precisaram ser aplicadas rotineiramente. Porém, essas atitudes devem ser feitas com muita cautela para que não se transformem em algo tóxico e danoso, criando uma realidade paralela de perfeições na nossa mente e nos impedindo de sermos resilientes ao lidarmos com situações desfavoráveis.
Afinal, não é possível ser otimista toda hora. Porém, atualmente, esse sentimento de produtividade é cobrado em excesso, nos forçando a sermos felizes e contentes com a realidade na qual nos encontramos não importa o que aconteça.
É na felicidade compulsória que mora o perigo!
Segundo Ana Suy Sesarino Kuss, psicanalista e pesquisadora, é humanamente impossível ser otimista o tempo inteiro, mas, o que acontece, é que focamos muito a nossa atenção naquilo é otimismo. “Temos pensamentos positivos, bons e animadores, e deixamos eles passarem para o nosso eu, enquanto os negativos e, digamos, as nossas fantasias de desastre, são ‘bloqueadas’. Ou seja, tentamos não saber delas”, explica.
No entanto, de acordo com a especialista, se não formos honestos com nossos afetos e sentimentos, independente de serem positivos ou negativos, podemos adoecer.
Continue lendo no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.