1 em cada 5 homens admite já ter assediado mulheres
Pesquisa traz dados sobre assédio e divisão de tarefas e mostra discrepância entre como as mulheres se sentem e como homens dizem tratá-las
atualizado
Compartilhar notícia
As conclusões de um estudo realizado pela Opinion Box, especializada em pesquisas de mercado, ajudam a compreender a importância de discutir questões de gênero. Foram entrevistados 2.010 internautas, sendo 55% mulheres e 45% homens. Pessoas de todas as classes sociais dos 26 estados e do Distrito Federal responderam as perguntas.
O objetivo era ouvir a opinião de diferentes pessoas sobre o que significa o Dia Internacional da Mulher, a diferença de gêneros e outros assuntos relacionados ao empoderamento feminino. Os dados mostram que há discrepâncias na forma como as mulheres se sentem e no modo que os homens dizem tratá-las, por exemplo.
Apenas 21% das mulheres se sentem muito respeitadas pelos homens à sua volta, sejam eles conhecidos ou não. Por outro lado, 80% dos homens afirmam que respeitam muito as mulheres à sua volta, conhecidas ou não.
Veja abaixo os resultados:
Dia da Mulher
Cerca de 83% dos entrevistados consideram o dia da mulher muito importante, independentemente do gênero. Aproximadamente 65% dos homens afirmam que é uma data de homenagem e 27% consideram uma data de luta. Já entre as mulheres, o primeiro número cai para 51% e o segundo aumenta para 42%.
Assédio sexual e moral
Das mulheres entrevistadas, apenas 14% das entrevistadas afirmam que nunca sofreram nenhum tipo de assédio e 48% destacaram o assédio no transporte público.
Ao perguntar aos homens se eles já assediaram ou costumam assediar mulheres, 1 em cada 5 admitiram que sim.
Divisão de tarefas
70% dos homens entrevistados disseram que costumam lavar a louça e 60% acham que em um casal os dois são responsáveis pela limpeza da casa. Entre as mulheres, no entanto, 46% acham que os dois lavam a louça e 36% acham que tanto o homem quanto a mulher limpam a casa.
De acordo com o Opinion Box, no Brasil, 3 em cada 4 pessoas concordam que o Brasil é um país machista, sendo que um terço dos homens se reconheceram machistas.