Como tirar o mofo da sua casa com segurança e ficar livre de alergias
A convite do Metrópoles, especialista na área da saúde e uma home expert ensinam como acabar de vez com esse fungo
atualizado
Compartilhar notícia
Além ter uma aparência desagradável, o mofo apresenta, na maioria das vezes, um cheiro incômodo, que piora o aparecimentos de doenças respiratórias e alérgicas.
O mofo é desencadeado pelo excesso de umidade no ar. Segundo a home expert Flávia Ferrari, não arejar o ambiente e não deixar o ar circular facilitam a presença indesejável do fungo nos móveis e em outros locais da casa.
“O melhor jeito de evitar é deixar portas e janelas sempre abertas, durante o dia, para aumentar a circulação de ar. No caso de banheiros, nunca deixe a porta fechada depois do banho, pois o ambiente fica muito úmido”, orienta a especialista.
Atitudes que estimulam o aparecimento de microorganismos maléficos podem ser prejudicais à qualidade das mobílias e, principalmente, à saúde.
De acordo com a otorrinolaringologista do Hospital Santa Lúcia Larissa Camargo, o mofo é responsável por desencadear resposta inflamatória, principalmente em pacientes alérgicos.
“Esse quadro manifesta-se em pessoas que tem rinite (caracterizado por coriza, obstrução nasal, e espirros), bronquite e asma”, alerta a médica.
Adeus, mofo!
A home expert Flávia Ferrari ensina, no vídeo abaixo, como tirar o mofo de armários e como se livrar dos cheiros ruins usando apenas três ingredientes.
“Caso o mofo não esteja tão aparente, recomendo apostar no vinagre para realizar o procedimento”, indica.
Outras possibilidades
Se a situação dos fungos for mais grave, a especialista orienta apostar na água sanitária. Porém, o procedimento requer o máximo de atenção de quem aplica. Apesar de ser muito pontente, esse coringa da limpeza também é corrosivo.
“Lembre-se de tirar todas as roupas do armário antes de aplicar essa solução, pois a água sanitária pode manchá-las”, ressalta Flávia.
Veja o passo a passo de como acabar de vez com os mofos na sua casa.
1. Se o seu armário está com as portas e prateleiras mofadas, é possível limpá-lo com uma solução de 50ml de água sanitária para 450ml de água;
2. Use spray com borrifador e um pano macio;
3. Depois, é só aplicar nos locais afetados.
Saúde em dia
Quadros de tosse, desconforto respiratório, cansaço e processos alérgicos são um dos principais sintomas das pessoas que permanecem em ambientes com mofo.
A otorrinolaringologista Larissa Camargo garante que o tratamento de quadros alérgicos é multifatorial.
Geralmente, é recomendado o uso de anti-alérgicos orais e tópicos nasais ou corticoides, além da ingestão de água em abundância.
Abaixo, veja algumas recomendações da médica para deixar sua saúde em dia.
- Aposte na higienização da sua casa;
- Use roupas de cama anti-alérgicas;
- Reduza o uso de ar condicionado no ambiente; e
- Evite ambiente úmidos.