Como limpar o notebook? Anote estas dicas simples e evite o coronavírus
Os eletrônicos podem ser higienizados com o auxílio de uma flanela umedecida
atualizado
Compartilhar notícia
A limpeza dos notebooks e demais computadores portáteis é de suma importância para preservar a vida útil dos objetos. A tela e o teclado podem sujar com resquícios de comida, poeira e, até mesmo, pelos de animais de estimação. Além disso, manter os eletrônicos higienizados garante a prevenção de doenças como o novo coronavírus, que já contaminou mais de 1,4 milhões de pessoas no Brasil.
De acordo com Sara Carvalho, responsável pela limpeza dos computadores portáteis em uma loja especializada em Brasília, a higienização externa pode ser realizada em casa utilizando uma flanela de microfibra umedecida minimamente com álcool 70% ou álcool isopropílico. A técnica serve para higienizar teclados, mouses e telas. Antes de começar, desligue o equipamento.
“O pano não pode estar muito molhado para não escorrer. Jamais jogue o álcool direto na tela. Isso pode estragar e queimar o notebook”, afirma Sara.
Ao limpar as telas dos notebooks, é preciso ter muita cautela com a pressão exercida. O ideal é realizar movimentos leves. Outra opção é comprar produtos específicos para a limpeza de monitores LCD e LED, disponíveis em lojas de informática.
Em relação ao teclado, o modo mais fácil de limpar é pegar uma escovinha de dente ou pincel, com cerdas macias, e retirar as sujeiras existentes entre as teclas com o notebook invertido. Depois, passe a flanela umedecida com álcool 70% por cima, também com cautela.
As entradas de componentes, como fone de ouvido e carregador, além das saídas de ar, podem ser higienizadas com o uso de cotonetes ou pincéis. Basta passar levemente sobre essas áreas. O acúmulo de sujeira nas saídas de ar, geralmente localizadas na parte de trás do notebook, bloqueiam a passagem do ar quente e danificam o equipamento com o tempo, causando superaquecimento.
Para evitar as sujeiras, o usuário pode adquirir películas de teclado e telas. Esses produtos evitam que as sujeiras atinjam diretamente o notebook. Também é recomendável não comer, beber ou fumar perto do notebook.
Diferente da limpeza externa, a realizada internamente deve ser feita por profissional especializado. Isso porque, segundo Sara, ao desmontar o notebook sem o conhecimento necessário, há uma grande chance de que o usuário danifique o equipamento. As limpezas internas custam em torno de R$ 100.
“Qualquer coisinha pode danificar muito o notebook, então, é importante tomar todos os cuidados necessários”, conclui Sara.