Como limpar a casa se você sofre de alguma alergia respiratória
A otorrinolaringologista Larissa Camargo orienta atitudes indispensáveis na hora da limpeza para quem sofre de crises alérgicas
atualizado
Compartilhar notícia
O tempo integral em casa faz com que as pessoas aumentem a frequência de higienização nos cômodos e móveis. No entanto, para alguns indivíduos que sofrem de crises alérgicas, a missão se torna mais complicada.
Segundo a otorrinolaringologista do Hospital Santa Lúcia Larissa Camargo, carpetes, tapetes, cortinas e estofados costumam acumular poeira e mofo.
“A permanência de umidade e falta de higiene pode desencadear proliferação de colônias fúngicas em quaisquer ambiente. É fundamental deixar os espaços limpos e secos”, explica a profissional.
Ainda de acordo com a médica, os ácaros também desencadeiam processos alérgicos, pois estimulam resposta imunológica rápida.
“A resposta inflamatória manifesta-se com sintomas nasais, como coriza, obstrução e espirros; e pulmonares, caso da tosse, quadros de bronquite e asma”, relata.
A convite do Metrópoles, a profissional ensina quais práticas de higiene são possíveis adotar para a pessoa alérgica conseguir realizar as atividades domésticas.
Anote!
Casa arejada
A principal atenção para higiene ambiental é manter sua casa arejada, abrir portas e janelas e permitir a ventilação.
Ambientes iluminados
Os ácaros são muito sensíveis a ambientes iluminados, por isso, a presença do sol diário nos espaços reduz a proliferação desses germes.
Sem carpetes
Tente evitar ter carpetes e cortinas dentro de casa, pois elas ajudam na concentração dos germes e aumentam a crise de alergia.
Portas abertas
Deixe as portas de armários abertas durante uma parte do dia, isso auxilia a melhorar a ventilação.
Use máscara
O ideal é que pacientes alérgicos não sejam expostos a ambientes com proliferação de mofo e nem sejam os responsáveis pela higiene desses ambientes. Porém, tendo necessidade, é necessário usar máscara para reduzir a inspiração de poeira.
Não use vassoura
Dispense as vassouras. Tente apostar em panos úmidos e reduza objetos que podem ser futuras fontes de poeira e mofo.