Comeria? Empresa lança salmão “vegano” feito em impressora 3D
Recentemente, uma empresa conseguiu uma licença para vender filés de salmão veganos em mercados da Europa
atualizado
Compartilhar notícia
Você é fã de salmão? E se te falassem o peixe que você vai comer, na verdade, foi impresso em 3D, você arriscaria?
Foi esse o produto que uma startup de tecnologia alimentar, a Revo Foods, criou recentemente. A empresa foi pioneira na elaboração de alimentos por meio de impressoras 3D e conseguiu uma licença para vender filés de salmão veganos em mercados da Europa.
Por enquanto, a iguaria só pode ser encontrada em Viena, na Áustria — tendo, também, a possibilidade de compra on-line para a maioria dos países europeus.
Os criadores se comprometeram em manter a textura e as camadas visíveis, com sabor semelhante ao original. A parte interessante é que demanda o mínimo de processamento e pode ser considerado sustentável, por recrutar menos recursos, como água.
O produto é feito a partir de uma proteína derivada de fungo filamentoso, então é 100% vegano, sem adição de açúcar ou glúten.
Com o lançamento inovador, a Revo Foods espera abrir possibilidades para o mercado de alternativas à carne.
Recentemente, um estudo britânico apontou que uma forte redução no consumo de carne seria equivalente a retirar 8 milhões de carros das ruas no Reino Unido. Por isso, incentiva-se o investimento em alternativas sustentáveis.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica