Comer frutas à noite engorda? Tire a dúvida e veja as melhores opções
As frutas são alternativas que podem, sim, ser consumidas à noite; confira, abaixo, uma lista com as melhores opções
atualizado
Compartilhar notícia
Se você considera ter hábitos de vida saudável, não questione a presença das frutas no cardápio. Além de serem itens extremamente saudáveis, elas devem ser incluídas na dieta diariamente, ao menos para aqueles que desejam prevenir doenças e que não têm problemas com a ingestão de açúcar natural.
A Sociedade Americana do Coração preconiza que, para manter o bem-estar, devemos ingerir cinco porções de frutas e vegetais diariamente. No entanto, não precisamos ir muito longe para encontrar aqueles que condenam esse consumo. Aqueles que praticam o terrorismo nutricional não pouparam nem a nobreza alimentar que vem da natureza, deixando diversas dúvidas para os indivíduos que querem melhorar o relacionamento com a comida.
Frutas são ricas em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. E mais: ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, na melhora da digestão e na redução dos riscos de doenças cardiovasculares. Um mito que se popularizou por aí é o consumo das frutas à noite, o que, segundo dizem boatos, seria uma prática inimiga da balança.
Vale frisar que não poderíamos atribuir o ganho de peso à simples ingestão de frutas, ainda que no período noturno.
O acúmulo de gordura corporal só acontece por um motivo: balanço calórico diário positivo, ou seja, quando se ingere mais calorias do que se gasta. Embora o metabolismo basal trabalhe de forma mais lenta durante o período noturno, ele continua processando nutrientes e mantendo as funções corporais básicas.
Podemos elencar diversos exemplos que contam com poucas calorias, mas agregam vantagens essenciais ao organismo. Na composição delas, além de diversos nutrientes, temos a presença das fibras, que promovem saciedade, além de algumas contarem com uma quantidade significativa de água.
Entre o leque de frutas, podemos destacar:
Kiwi
Uma pesquisa publicada no Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition revelou que o kiwi é rico em serotonina e antioxidantes, o que melhora a qualidade do sono. Consumir a fruta antes de dormir pode aumentar a duração e eficiência do sono, além de ter poucas calorias.
Maçã
Com baixo índice glicêmico, conta com muitas fibras e promove saciedade. Consumir maçã diariamente ajuda no controle do colesterol e pode ser uma excelente aliada à perda de peso.
Melão
Com alto teor de água, o melão é baixo em calorias e pode fazer parte dos lanches noturnos. Com um bom teor de vitaminas e minerais, irá hidratar e ajudar no controle da glicemia.
Morangos
Rico em flavonoides, um tipo de antioxidante potente para a imunidade e na redução dos radicais livres, o morango é um excelente aliado à saúde. Além disso, a fruta é considerada baixa em calorias.
Abacate
Com muitas gorduras benéficas, o abacate é fonte de fibras e também pode ser introduzido no momento noturno. Ele se destaca pela presença da vitamina E, que tem ação antioxidante e pode ser boa aliada à saúde da pele.
E as outras frutas?
As demais frutas também podem ser consumidas, contanto que estejam bem ajustadas no plano alimentar. É evidente que, embora saudáveis, o exagero deve ser evitado.
No mais, trata-se de um grupo alimentar muito saudável, bem-vindo em qualquer momento do dia.
10 alimentos que auxiliam na perda de peso:
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica