Cinco sintomas raros que podem indicar deficiência de vitamina D
A vitamina D é de essencial importância para o metabolismo humano. Ela é vital para diversas funções e ajuda no sistema imune
atualizado
Compartilhar notícia
A vitamina D é de essencial importância para o metabolismo humano. Ela é vital para regular a quantidade de cálcio e fosfato no organismo. Entre inúmeros benefícios, mantém ossos, músculos e dentes saudáveis, além de fortalecer o sistema imunológico.
A falta do nutriente pode acarretar em alguns prejuízos significativos para a qualidade de vida. Quando não há uma boa concentração da vitamina no organismo, o corpo dá sinais, como perda e dor óssea, sistema imune comprometido, depressão, pressão alta, inflamação e outros.
Existem outros sintomas, porém, que não são nada óbvios e podem indicar a falta do nutriente no corpo. Veja alguns exemplos:
Pesadelos
Não é “invenção” ou crendice popular. Episódios de pesadelos podem estar associados à falta de vitaminas, caso da vitamina B1 e da vitamina D.
Acne
A falta da vitamina D pode influenciar nas glândulas sebáceas, que estão envolvidas no surgimento de acnes. Quando inflamadas, a obstrução do óleo interno na acne tende a piorar, e isso também costuma ocorrer pela falta da vitamina D.
Alteração no ritmo cardíaco
Devido à alteração de eletrólitos, como cálcio e fósforo, a falta da vitamina D também pode acarretar em descompasso do batimento cardíaco.
Síndrome das pernas inquietas
Esse sintoma é característico da deficiência de vitamina B1, mas também está associado à falta de vitamina D. A síndrome ocorre principalmente por problemas musculoesqueléticos, que dependem da vitamina para funcionar bem.
Problemas estruturais de desenvolvimento
Principalmente em crianças, alguns quadros, como pés chatos, pernas arqueadas, escoliose, cifose e malformações dentárias, podem acontecer por conta da falta da vitamina.
Busque orientações com um médico especialista.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica