metropoles.com

Cinco perfis no Instagram que incentivam o empreendedorismo feminino

As páginas indicam cursos, comportamentos e estratégias capazes de revolucionar negócios comandados por mulheres

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pexels/Reprodução
celular
1 de 1 celular - Foto: Pexels/Reprodução

A diferença de incentivo em relação a negócios liderados por homens e a dupla jornada são apenas alguns dos empecilhos para o empreendedorismo feminino, que encontra diversas barreiras rumo a uma trajetória de sucesso. Não bastassem todas essas questões que acompanham as mulheres ao longo da história, cerca de 39% dos negócios comandados por elas tiveram que interromper as atividades desde que teve início a pandemia de coronavírus, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e o Instituto Rede Mulher Empreendedora, em maio deste ano, com 1.165 entrevistas em todas as regiões do país.

O estudo também mostrou números do rendimento dos negócios femininos durante a pandemia: 33% afirmaram que a renda caiu a zero no período, enquanto 28% alegaram que o faturamento não ultrapassa um salário mínimo. A perda de faturamento também impactou no número de funcionários. O número de mulheres que trabalham sozinhas passou de 49% para 66%.

Os obstáculos encontrados por quem decide seguir carreira empreendedora não são fáceis, mas também não precisam ser encarados sozinhos. No Instagram, perfis de mulheres empreendedoras indicam cursos, comportamentos e estratégias capazes de revolucionar negócios.

Para Assussena Oliveira, idealizadora do perfil Mana Preta, essas páginas são de suma importância para incentivar mulheres que desejam criar o próprio negócio, mas não recebem apoio de família e amigos.

“O objetivo é sempre fazer com que as mulheres conquistem o espaço de poder que lhes é devido, fazendo o que sonham, para que construam a própria história”, afirma. 

O Metrópoles separou cinco perfis que podem transformar o modo como você empreende.

Confira:

Empreendework

O perfil traça maneiras de destacar o negócio no meio digital e promove consultorias com as empresas. No feed, a marca liderada por Arlene Figueiredo mostra dicas de unboxing e de criação de conteúdo para as redes sociais, entre outros.

View this post on Instagram

NEM SÓ DE DICAS SE VIVE UM NEGÓCIO⁠ ⠀ ⁠ Dicas são boas, mas elas sozinhas não vão garantir os resultados que você deseja. É preciso investir.✍⁠ ⠀ ⁠ Não tem como investir ainda? Ok, a internet tem conteúdo gratuito que pode te ajudar e muito se você quiser.⁠ ⠀ ⁠ É preciso aprofundar mais, ir além, dar passos importantes no seu negócio. Esses passos não precisam ser caros, mas precisam ser dados.?⁠ ⠀ ⁠ Não adianta ficar indo de perfil em perfil pedindo dicas para o seu negócio, sendo que para um bom resultado, é necessário um CONJUNTO de fatores.?⁠ ⠀ ⁠ Se você pode investir em uma mentoria, consultoria, curso, e-book, invista. Se você ainda não pode, faz o que dá pra fazer. Apenas não se acomode e não se conforme apenas com dicas.⁠ ⠀ ⁠ Qual a sua opinião sobre isso??

A post shared by EMPREENDEDORISMO E MARKETING (@empreendework) on

 

Guriasdomarketing

Lançado em fevereiro deste ano, o perfil Guriasdomarketing foi idealizado por duas jornalistas que trabalham há 4 anos em marketing digital. O perfil trata sobre gerenciamento de mídias sociais e compartilha experiências do meio empreendedor.

View this post on Instagram

Sim, você pode diminuir o tempo da jornada até chegar no seu objetivo ⛰ ⠀ O que não faltam são conteúdos gratuitos na internet para te ajudar no processo. ⠀ O desafio é saber como aplicá-los da maneira correta e organizar a quantidade de informações que consumimos diariamente a partir dos canais que acompanhamos. ⠀ Quando um profissional te dá a mão e te direciona, aplicando as estratégias certas e te indicando exatamente o passo a passo para chegar aonde você deseja, você poupa TEMPO e evita muitos OBSTÁCULOS da jornada. ⠀ Por isso buscar a ajuda de pessoas que já chegaram onde você quer chegar é tão importante – e essa ajuda você muito dificilmente encontra nos conteúdos gratuitos por aí. ⠀ O conteúdo que realmente vai te gerar transformação é algo muito mais completo e direcionado, seja um curso, uma consultoria ou mentoria, por exemplo. ⠀ Tudo vai depender em que estágio você se encontra e em qual velocidade pretende chegar no seu objetivo ✨ ⠀ O que você pensa sobre isso? Conta pra gente como funciona o seu processo de consumo dos conteúdos que encontra na internet e como tem se organizado pra aplicá-los no seu projeto ☺? ⠀

A post shared by MÍDIAS SOCIAIS + MARKETING (@guriasdomarketing) on

_manapreta

O perfil comandado por Assussena Oliveira tem como lema “dicas de marketing digital para afroempreendedoras conquistarem seu espaço de poder”. Os posts são inspirados em artistas e personalidades negras, como a cantora Beyoncé e a ex-primeira dama dos Estados Unidos Michelle Obama.

“O empreendedorismo feminino negro é diferente do empreendedorismo branco, porque a sociedade aceita mais uma mulher empreendedora branca do que uma negra. A minha fala é para mulheres como eu, porque é o que eu passo, é uma vivência que eu tenho”, diz Assussena. 

View this post on Instagram

nos últimos dias tem se falado muito em racismo e em antiracismo, sabemos que existem vários tipos de racismo e todos eles matam. mas você sabia que o racismo estrutural é o principal obstáculo para mulheres negras afroempreendedoras conquistarem o seu espaço de poder? ? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ racismo estrutural é um conjunto de práticas institucionais que frequentemente coloca um grupo social ou étnico em uma posição melhor para ter sucesso e ao mesmo tempo prejudica outro grupo de modo consistente e constante. ??‍♀️ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ sabia que mulheres negras são o maior percentual de empreededoras no brasil? sabia que a grande maioria dessas mulheres empreendem por necessidade? sabia que as mulheres negras estão na base da pirâmide quando se fala em salários? sabia que a probabilidade de bancos e instituições financeiras negar crédito a uma empreendedora negra é bem maior do que uma empreendedora branca? se você respondeu sim para todas essas perguntas, você sabe o que é ser uma mulher negra empreendedora. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ mas vocês sabe também que ser uma mulher negra empreendedora, dona da sua própria história e do seu próprio dinheiro é um ato revolucionário e conquistar o seu espaço de poder é um ato político. ✊? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ me conta aqui em baixo qual situação de racismo estrutural você já passou? ??‍♀️ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #empreendedorismo #empreendedorismofeminino #empreendedorasnegras #afroempreendedoras #afroempreendedorismo #racismoestrutural #blackgirls #mulheresnegrasempreendedora #mulheresnegras

A post shared by AFROEMPREENDEDORAS. (@_manapreta) on

3 imagens
Para ajudar, perfis no Instagram oferecem dicas gratuitas e instruções sobre empreendedorismo
É cada vez mais comum encontrar empresas compostas por apenas uma mulher
1 de 3

Empresas comandadas por mulheres sentem os efeitos da crise causada pela pandemia de coronavírus

Pexels/Reprodução
2 de 3

Para ajudar, perfis no Instagram oferecem dicas gratuitas e instruções sobre empreendedorismo

Pexels/Reprodução
3 de 3

É cada vez mais comum encontrar empresas compostas por apenas uma mulher

Pexels/Reprodução

 

Movinggirls

Plataforma e comunidade de empreendedorismo feminino, a Movinggirls distribui conteúdo sobre negócios, como dicas, e-books, cursos, e mentorias. Quem está no comando é Camila Vidal, CEO e diretora criativa da marca.

View this post on Instagram

Quanto mais pessoas glamourizarem o empreendedorismo, mais pessoas desistirão. Quanto mais sinceras, reais e verdadeiras formos quando se fala em empreender, menos pessoas vão parar no meio do caminho, vão se reconhecer, entender que estão vivendo a mesma fase e continuar. Quando a gente finge que empreender é sempre fácil, legal, regado de liberdade de tempo, horário e que a gente trabalha quantas horas quer, estamos simplesmente criando uma ilusão que vai frustrar milhares de pessoas. Porque quando elas empreenderem de verdade, verão que não é assim, vão achar que estão fazendo errado e seu lugar não é ali. Mas quando falamos com sinceridade o que realmente é, a outra que tá passando pela mesma coisa vai se sentir no caminho certo. Empreender é sim trabalhar a maioria do tempo descabelada, sem um dress code do sucesso. É não conseguir dormir depois que começa a expandir pensando nas responsabilidades. É dormir as 4h da manhã pra estudar ou criar algo novo que você não tem tempo pra fazer durante o dia. É nem sempre conseguir acordar cedo, e fazer tudo correndo porque na noite anterior você dormiu as 4h da manhã. É chorar de vez em quando por causa de um feedback negativo, um comentário de ódio. É parecer que tudo o que você tá fazendo é só uma ilusão da sua cabeça e que é melhor desistir. É diversas vezes lidar com medo, insegurança, cansaço e até querer chutar o pau da barraca de vez em quando. É assumir todas as responsabilidades porque não quer ajuda, porque acha que dá conta. Mas mesmo com tantas coisas no meio do caminho, empreender sempre vai ser a melhor opção pra gente, porque empreender é a forma mais genuína de construirmos a nossa história, impactar pessoas e fazer tudo a partir dos nossos valores. Empreender é sim ter liberdade de escolher o que quer fazer, uma liberdade que tem seu preço mas que é maior do que qualquer pedra do caminho. Porque a cada obstaculo, a gente fica mais FODA! Porque só queremos dominação mundial.!

A post shared by EMPREENDEDORISMO FEMININO⚡️ (@movinggirls) on

 

Mulheres Ceo

O perfil é focado em criação de conteúdo para instruir mulheres a alcançarem sonhos e metas por meio da internet. Segundo a idealizadora da marca, Laryssa Alves, o Mulheres Ceo é uma das maiores referências quando se trata de empreendedorismo feminino.

 

Capacitação

Para reverter a atual situação dos empreendimentos femininos no Brasil, o Instituto Rede Mulher Empreendedora, em parceria com o Google.org, lançou o programa Potência Feminina. O objetivo é apoiar negócios liderados por mais de 50 mil mulheres em 10 comunidade do país.

Conforme o edital, o programa deve mostrar as participantes conteúdo relacionado a “empregabilidade, empreendedorismo e tecnologia (TI)”, com a tutela de “especialistas no assunto”.

 

Para mais informações, acesse o site da Potência Feminina.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?