Cinco perfis no Instagram que incentivam o empreendedorismo feminino
As páginas indicam cursos, comportamentos e estratégias capazes de revolucionar negócios comandados por mulheres
atualizado
Compartilhar notícia
A diferença de incentivo em relação a negócios liderados por homens e a dupla jornada são apenas alguns dos empecilhos para o empreendedorismo feminino, que encontra diversas barreiras rumo a uma trajetória de sucesso. Não bastassem todas essas questões que acompanham as mulheres ao longo da história, cerca de 39% dos negócios comandados por elas tiveram que interromper as atividades desde que teve início a pandemia de coronavírus, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e o Instituto Rede Mulher Empreendedora, em maio deste ano, com 1.165 entrevistas em todas as regiões do país.
O estudo também mostrou números do rendimento dos negócios femininos durante a pandemia: 33% afirmaram que a renda caiu a zero no período, enquanto 28% alegaram que o faturamento não ultrapassa um salário mínimo. A perda de faturamento também impactou no número de funcionários. O número de mulheres que trabalham sozinhas passou de 49% para 66%.
Os obstáculos encontrados por quem decide seguir carreira empreendedora não são fáceis, mas também não precisam ser encarados sozinhos. No Instagram, perfis de mulheres empreendedoras indicam cursos, comportamentos e estratégias capazes de revolucionar negócios.
Para Assussena Oliveira, idealizadora do perfil Mana Preta, essas páginas são de suma importância para incentivar mulheres que desejam criar o próprio negócio, mas não recebem apoio de família e amigos.
“O objetivo é sempre fazer com que as mulheres conquistem o espaço de poder que lhes é devido, fazendo o que sonham, para que construam a própria história”, afirma.
O Metrópoles separou cinco perfis que podem transformar o modo como você empreende.
Confira:
Empreendework
O perfil traça maneiras de destacar o negócio no meio digital e promove consultorias com as empresas. No feed, a marca liderada por Arlene Figueiredo mostra dicas de unboxing e de criação de conteúdo para as redes sociais, entre outros.
Guriasdomarketing
Lançado em fevereiro deste ano, o perfil Guriasdomarketing foi idealizado por duas jornalistas que trabalham há 4 anos em marketing digital. O perfil trata sobre gerenciamento de mídias sociais e compartilha experiências do meio empreendedor.
_manapreta
O perfil comandado por Assussena Oliveira tem como lema “dicas de marketing digital para afroempreendedoras conquistarem seu espaço de poder”. Os posts são inspirados em artistas e personalidades negras, como a cantora Beyoncé e a ex-primeira dama dos Estados Unidos Michelle Obama.
“O empreendedorismo feminino negro é diferente do empreendedorismo branco, porque a sociedade aceita mais uma mulher empreendedora branca do que uma negra. A minha fala é para mulheres como eu, porque é o que eu passo, é uma vivência que eu tenho”, diz Assussena.
Movinggirls
Plataforma e comunidade de empreendedorismo feminino, a Movinggirls distribui conteúdo sobre negócios, como dicas, e-books, cursos, e mentorias. Quem está no comando é Camila Vidal, CEO e diretora criativa da marca.
Mulheres Ceo
O perfil é focado em criação de conteúdo para instruir mulheres a alcançarem sonhos e metas por meio da internet. Segundo a idealizadora da marca, Laryssa Alves, o Mulheres Ceo é uma das maiores referências quando se trata de empreendedorismo feminino.
Capacitação
Para reverter a atual situação dos empreendimentos femininos no Brasil, o Instituto Rede Mulher Empreendedora, em parceria com o Google.org, lançou o programa Potência Feminina. O objetivo é apoiar negócios liderados por mais de 50 mil mulheres em 10 comunidade do país.
Conforme o edital, o programa deve mostrar as participantes conteúdo relacionado a “empregabilidade, empreendedorismo e tecnologia (TI)”, com a tutela de “especialistas no assunto”.
Para mais informações, acesse o site da Potência Feminina.