Cientistas revelam forma de reduzir o envelhecimento precoce
Segundo os pesquisadores, quando há ingestão de menos calorias, as células evitam gastar energia, prevenindo o envelhecimento
atualizado
Compartilhar notícia
Para os cientistas, existe uma maneira eficaz de reduzir o envelhecimento: a restrição calórica. A intervenção na dieta tem sido apontada como uma forma eficiente de prolongar a vida.
Entenda!
Sara Hägg, que estuda o envelhecimento dos organismos no Instituto Karolinska, na Suécia, explicou: “Independentemente do tipo de animal, vê-se um impacto direto e bastante dramático na longevidade com a restrição calórica. Ela é, se não o único, o método mais eficaz para desacelerar o envelhecimento biológico que conhecemos hoje”.
A pesquisa conduzida pela expert reforça que uma redução calórica entre 20% e 40% é suficiente para prolongar a vida de organismos como lombrigas ou leveduras em níveis que vão de 50% a 300%.
Vale ressaltar que, quanto maior for o animal, menor tende a ser o efeito no envelhecimento.
O estudo clínico mostrou que, além da perda de peso, houve melhora na sinalização de insulina, que atingiu níveis mais baixos de açúcar e gordura no sangue. Ainda de acordo com as análises, foi revelado melhora nos indicadores de idade biológica nos indivíduos que reduziram a ingestão calórica.
Essa teoria pode ser reforçada, principalmente, pelo fato de a ingestão calórica estar associada ao metabolismo, que repercute na produção de substâncias nocivas, como os radicais livres — substância que protagoniza o envelhecimento.
Segundo os pesquisadores, quando há ingestão de uma menor quantidade de calorias, as células evitam gastar energia, o que colabora para os processos de renovação e resulta em benefícios para o corpo a longo prazo.
Além disso, outra forma de retardar o envelhecimento é manter o peso. “Se, durante a meia idade, você pesar o mesmo que pesava aos 20 anos, significa que você automaticamente reduziu a sua ingestão calórica”, acrescentam os pesquisadores.
É válido lembrar que, para que as dietas hipocalóricas surtam efeitos benéficos na saúde, devem estar adequadas em nutrientes, principalmente.
Reduzir as calorias sem manter a qualidade da alimentação pode resultar em problemas como a desnutrição, quadro que, além de desacelerar o metabolismo, leva a outros problemas de saúde.
O ideal é, antes de cortar as calorias, buscar orientações com um nutricionista, já que se trata do único profissional capaz de adequar a alimentação de forma correta.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica