Ciência revela que 3 colheres deste alimento controlam a pressão alta
Este alimento, rico em ômega 3 e versátil na cozinha, oferece diversos benefícios à saúde, principalmente, à saúde cardiovascular. Confira!
atualizado
Compartilhar notícia
Popularmente conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial é um problema cardiovascular que já afeta uma parte considerável da população brasileira. Entre as medidas favoráveis a serem adotadas para driblar a situação está o cuidado com a alimentação.
Existe um alimento, em especial, que se destaca no quesito. A linhaça moída, rica em ômega 3, gera efeitos muito benéficos à saúde cardiovascular, refletindo até na redução dos níveis do açúcar sanguíneo.
Uma pesquisa, inclusive, incluiu 30 gramas por dia — o equivalente a três colheres de sopa —, à dieta de pacientes hipertensos. Essa simples quantidade reduziu consideravelmente os níveis de pressão arterial dos participantes da análise.
Por se tratar de um alimento saudável, vale mesmo acrescentá-lo às receitas do dia a dia. Seja na salada, no iogurte ou nas preparações assadas, a linhaça irá agregar benefícios especiais sem que você se desdobre muito. Por isso, invista, use e abuse.
Vale lembrar que, apesar dos benefícios observados, a semente não substitui medicamentos ou outras medidas do tratamento.
Doença crônica
Segundo informações da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), é estimado que 27,9% da população brasileira seja afetada atualmente.
Dentre as principais causas da doença, fatores hereditários, obesidade, estresse, tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas se destacam. Assim, melhorar os hábitos e controlar a alimentação são de extrema importância.
Já é amplamente sabido que, nessa condição, o consumo do sal, fonte de sódio, deve ser altamente regulado, porém, não se limita a isso. Além do consumo de sal, o açúcar também deve ser evitado, junto também de itens industrializados ou fontes de gordura.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica