Ciência revela fruta que abaixa a pressão e ajuda a queimar gordura
Bastante comum em lares brasileiros, essa fruta conta com vantagens impressionantes para o bem-estar; confira
atualizado
Compartilhar notícia
Não bastasse ser uma fruta para lá de democrática, o extrato do limão proporciona benefícios imperdíveis à saúde.
Em forma de suco ou shot, foi constatado pela ciência que ele pode melhorar a sensibilidade à insulina e diminuir a atividade da enzima conversora de angiotensina (ECA). Os testes foram realizados com camundongos, mas animaram os cientistas.
Essa mesma enzima (ECA) também é um biomarcador para perda de peso sustentável. O limão impactou positivamente o metabolismo do tecido adiposo nos camundongos.
Com esses efeitos, é esperado que um processo conhecido como lipólise ocorra, ou seja, a quebra do tecido adiposo que, posteriormente, vira fonte de energia. Devido à redução da enzima conversora de angiotensina, ainda é esperado que aconteça, também, uma queda na pressão.
Indivíduos que sofrem de diabetes também podem desfrutar de inúmeras vantagens com o consumo do limão, já que ele agirá na sensibilidade da insulina.
As vantagens pelo consumo do limão acontecem principalmente devido à presença de compostos bioativos presentes nessa fruta.
Por ser uma fonte de vitamina C, exerce função antioxidante, que retarda o envelhecimento precoce e aumenta a imunidade. Além disso, ele conta com pectina, um tipo de fibra que ajuda a prolongar a sensação de saciedade, outro fator que colabora com a perda de peso.
Logo, inserir limão na sua dieta pode ser uma forma barata de alcançar diversas vantagens. Mais estudos seriam necessários para investigar a ação do limão no metabolismo humano, mas, ainda assim, motivos para consumi-lo não faltam. É válido lembrar que, de forma isolada, ele não exercerá milagres, mas, associado ao controle calórico e atividade física, ele favorece, sim, a perda de peso.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica