Ciência revela duas formas eficientes de fazer a dieta funcionar
Uma pesquisa promete resolver os problemas daqueles que sempre abandonam as dietas e acabam retomando à estaca zero
atualizado
Compartilhar notícia
Com a chegada da segunda-feira, vem, também, aquele chamado para renovar as energias em mais uma semana. Com ela, a busca pela melhora da alimentação e do relacionamento com a atividade física ganha foco.
É muito comum ver pessoas seguindo a dieta com foco total durante as primeiras semanas, mas deixar o protocolo alimentar desandar com o passar do tempo. Para dar fim a esse ciclo, existem algumas soluções.
Uma pesquisa promete resolver os problemas daqueles que sempre abandonam as dietas e acabam retomando à estaca zero. O estudo traz soluções e, principalmente, revela o que precisamos fazer para melhorar esse quesito. Leia na íntegra neste link.
Ficou curioso? As respostas são simples. Em primeiro ponto, é preciso montar um perfil dietético adaptado com os nossos gostos e preferências pois, muitas vezes, recorremos a estratégias que trazem mais resultados, entretanto, não gostamos e nem sentimos prazer no que estamos comendo.
Esse fator, por si só, já torna a dieta mais limitada e a chance de dar errado é maior. É claro que não dá para comer só o que queremos, mas basear o cardápio com opções que mais nos agradam já torna o contexto mais razoável.
Em segundo ponto aparece o automonitoramento, ou seja, anotar aquilo que come e os hábitos que tem, como se anda beliscando ou extrapolando muito a dieta, comendo chocolate, entre outros detalhes.
Dessa forma, você busca consciência e consegue ficar mais atento no dia a dia, melhorando a adesão à dieta.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica