Chuvas no RS: conheça os melhores alimentos perecíveis para doar
Em momentos de crise, a qualidade nutricional deve ser priorizada; veja alimentos viáveis para doar dentro desse contexto
atualizado
Compartilhar notícia
A situação vem se agravando ao longo dos dias no Rio Grande do Sul, que enfrenta os efeitos devastadores da chuva. A vulnerabilidade social da população é um dos fatores que inegavelmente mais gera preocupação no momento. Por isso, se você também se inseriu nessa corrente do bem, prestando doações e solidariedade, entenda, abaixo, quais são os melhores alimentos para doar neste momento.
Os alimentos perecíveis são aqueles que contam com mais água em sua composição, portanto, têm um menor prazo de validade. Os alimentos não perecíveis, por sua vez, têm menos água em sua composição, contando com um maior prazo de validade e resultando em um consumo mais seguro para a população.
Em momentos de crise, a qualidade nutricional deve ser priorizada. O consumo de carboidratos de boa qualidade, proteínas e gorduras são necessidades básicas do organismo humano.
Logo, alguns exemplos de opções viáveis de doação, para preconizar essa necessidade são: leite em pó; biscoitos e torradas; produtos enlatados, como sardinha e atum; cereais integrais; papinhas para nenéns; barrinhas de cereais; pão de forma industrializado; shakes proteicos de caixinha; sucos de caixinha, ervilha, milho e feijão enlatados; castanhas e amendoim; manteiga; e, claro, água.
Já os alimentos perecíveis, com maior atividade da água, costumam estragar em um período breve, principalmente quando mantidos fora da geladeira. Alguns exemplos deles são carnes, alimentos já cozidos, ovos, leites, queijos, frutas, frutos do mar e vegetais.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica