Chá rico em ferro melhora a memória e a saúde do cérebro; conheça
Este chá é considerado um “amigo” da saúde do cérebro, além de impactar positivamente a memória; descubra
atualizado
Compartilhar notícia
Milenares, os chás, em sua grande maioria, podem ser considerados bons agentes de saúde. Conhecida por conta das vantagens medicinais, a bebida é rica em compostos bioativos, substâncias que têm efeitos benéficos ao organismo e são encontradas nos alimentos in natura.
Alguns deles, inclusive, ajudam quem deseja ter um sono de qualidade ou precisa dar um boost na memória. Produzido a partir da Camellia sinensis, o matcha é um belo exemplo, e se tornou um dos mais queridinhos do momento.
Para além do valor nutricional, que ostenta vitaminas, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro, esse chá ainda conta com uma série de propriedades medicinais.
Ele atua positivamente na memória pois contém alta concentração de catequinas, além de outras substâncias antioxidantes e “amigas” do cérebro.
Um estudo publicado no Journal of Nutrition, Health and Aging observou uma melhora significativa na memória de trabalho — sobre tarefas relacionadas à retenção e recuperação de informações — em pessoas que ingeriram a bebida.
Ela conta, por fim, com flavonoides, responsáveis por aumentar o fluxo de sangue no cérebro e otimizar a sua oxigenação, e, assim, impacta positivamente no funcionamento do órgão.
Para finalizar, o matcha é para lá de democrático, já que dá para encontrar opções em uma faixa de preço acessível, a partir de R$ 15.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica