Chá com ação anti-inflamatória melhora digestão e ajuda a perder peso
Além de ser diurético e contar com propriedades anti-inflamatórias, este chá cuida da pele, ajuda a dormir melhor e ainda reduz o colesterol
atualizado
Compartilhar notícia
Dentre os inúmeros tipos de chá que temos catalogados, existe um oriundo de uma planta nativa das regiões Sul e Sudeste do Brasil que devemos dar destaque por suas potentes propriedades medicinais, que são utilizadas há séculos, principalmente pelas comunidades indígenas e rurais.
O queridinho se trata do chá da erva espinheira-santa, e se você não está convencido(a) dos benefícios, nós elencamos os seus destaques.
Ação anti-inflamatória
O chá é valorizado, principalmente, pela ação anti-inflamatória, pelo alto teor de compostos flavonoides, saponinas e taninos. A presença dessas substâncias pode colaborar na redução da inflamação no organismo e ainda inibir a produção de mediadores inflamatórios.
Melhora a digestão
Para quem sofre de problemas gastrointestinais, fica o convite de incorporar a espinheira-santa à rotina. Seja pela azia, refluxo, úlceras ou até na produção excessiva de gases, a espinheira se trata de uma excelente aliada. Suas propriedades contam com poder adstringente e cicatrizante, que ajuda a proteger e regenerar a mucosa estomacal.
Efeito calmante
Devido à presença dos compostos bioativos, ela ajuda a reduzir o estresse e ainda promove relaxamento. Os flavonoides e os taninos aliviam a ansiedade e podem melhorar a qualidade do sono, resultando em uma opção natural para promover tranquilidade.
Melhora da saúde da pele
Ela auxilia a saúde da pele também pelas suas propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias. Pode ser utilizada de forma tópica, direto na ferida, ou também em infusões.
Controle do colesterol
A espinheira-santa também agrega em vantagens na regulação dos níveis do colesterol. Os compostos bioativos ajudam na redução do LDL, conhecido como “colesterol ruim” e ainda atua na melhora do colesterol HDL, aquele conhecido como vantajoso.
Reduz o inchaço
Por fim, ela ainda pode ser uma boa aliada na perda de peso, já que conta com as propriedades digestivas e diuréticas. Ao passo que ela melhora a digestão, sintomas como inchaço e má digestão também tendem a ser aliviados. Ela ainda otimiza o processo de metabolização dos alimentos, que vai contribuir na sensação de bem-estar.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica