metropoles.com

Caso Samara Felippo: saiba como a violência patrimonial afeta a vítima

A atriz Samara Felippo utilizou as redes sociais para denunciar um golpe que levou do ex-marido, o ex-jogador de basquete Leandrinho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Samara Felippo
1 de 1 Samara Felippo - Foto: null

Samara Felippo foi às redes sociais, nesta terça-feira (19/3), para denunciar um golpe que levou do ex-marido e pai de suas filhas, o ex-jogador de basquete Leandrinho. Em relato, a atriz contou que o atleta colocou a casa onde moravam e que ela contribuiu financeiramente para a compra no nome do irmão.

“Conheci o genitor, pai das minhas filhas e nos apaixonamos. Diante de toda a minha romantização, a vontade mútua e reciprocidade dele, engravidei. Já grávida, a gente decidiu comprar uma casa em um bairro nobre do Rio de Janeiro. E aí é que começa o meu pesadelo”, disse Samara.

Anos depois, ela descobriu que a casa estava no nome do irmão de Leandrinho. Na época, o imóvel foi vendido e Samara não recebeu o valor assegurado por direito. O caso, que se enquadra na Lei Maria da Penha, criada em 2006, como violência patrimonial, não foi resolvido até hoje.

Consequências

De acordo com o psicólogo Alexander Bez, a violência patrimonial pode impactar negativamente a saúde mental da vítima, além de contribuir para o desenvolvimento de sintomas que acometem outros campos da vida, como transtornos alimentares, ansiedade e até mesmo uma queda na vida sexual conjugal.

“Os votos de confiança são quebrados e, por isso, o desconforto emocional é tão grande. Psicologicamente falando, podemos chamar de ‘estelionato amoroso’, no qual acontece o abuso econômico por parte de uma das pessoas da relação. Isso mostra que a pessoa pode ser apenas um objeto na relação”, diz ao Metrópoles.

5 imagens
Samara Felippo é atriz
Samara Felippo com as filhas, Lara e Alícia
Eles foram casados
Samara Felippo
1 de 5

A atriz revelou que sofreu abusos sexuais

Instagram/Reprodução
2 de 5

Samara Felippo é atriz

Reprodução
3 de 5

Samara Felippo com as filhas, Lara e Alícia

Foto: Instagram/Reprodução
4 de 5

Eles foram casados

Repridução
5 de 5

Samara Felippo

Reprodução/Instagram

O especialista ainda afirma que a violência patrimonial é um dos maiores exemplos de machismo. “Quando a pessoa usa do medo e da posse para ‘sair por cima’ e, assim, não fazer a devida divisão de valores, essa pessoa acaba não cumprindo o combinado, lesando a vítima e cometendo violência patrimonial”.

Para as mulheres que passam por isso, Alexander aconselha falar abertamente sobre o assunto com outras pessoas para conseguir ajuda e entender seus direitos. É importante também fazer um acompanhamento com terapia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?