metropoles.com

Caso Maísa: especialistas explicam riscos gerados por ciscos nos olhos

A atriz precisou de ajuda profissional para retirar o objeto; ao Metrópoles, médicas alertam para o perigo de arranhões na córnea

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
foto colorida de mulher com gaze no olho
1 de 1 foto colorida de mulher com gaze no olho - Foto: Reprodução/Instagram

A apresentadora Maisa assustou os fãs nessa segunda (29/8), ao aparecer com um tampão nos olhos. A famosa explicou nos Stories do Intagram que foi parar no hospital por conta de um cisco na região e precisou da ajuda de um oftalmologista para retirá-lo.

“Bateu um vento, aí entrou um negócio no meu olho. Fui para o hospital e a gente tirou o corpo estranho”, disse Maísa. No mesmo post, a artista ainda revelou que essa é a terceira vez  que passa por uma situação parecida. Em outras ocasiões, porém, o problemas foi causado pelo hábito de coçar o olho.

O Metrópoles aproveitou o caso de Maísa para conversar com especialistas e entender os perigos que os ciscos nos olhos podem causar para as córneas e quais atitudes podem minimizar os danos aos pacientes. Confira.

3 imagens
A apresentadora alertou seus seguidores no Instagram
Oftalmologistas explicam os riscos
1 de 3

Já é a terceira vez que Maisa vai parar no hospital pelo mesmo motivo

Reprodução/Instagram
2 de 3

A apresentadora alertou seus seguidores no Instagram

Reprodução/Instagram
3 de 3

Oftalmologistas explicam os riscos

O que dizem os especialistas?

A oftalmologista Lara Picanço, do CBV — Hospital de Olhos explicou um pouco mais sobre a presença desse tipo de corpo estranho na região ocular. “Na maioria das vezes, está localizado na área branca dos olhos, chamada de conjuntiva bulbar, e causa pouco desconforto. Geralmente é fácil de ser removido com um cotonete”, afirma a médica.

Caso o objeto atinja a córnea, o cuidado precisa ser redobrado. “Isso porque ocorrem abrasões com o ato de piscar e principalmente coçar os olhos, o que pode resultar em dor e vermelhidão e causar infecções, mesmo após serem removidos”, previne a especialista.

De acordo com a oftalmologista Juliana Lasneaux é possível prevenir esse tipo de situação protegendo os olhos, sobretudo ao realizar tarefas de limpeza em casa. “Tudo que cai nos olhos é um corpo estranho, pode ser uma limalha de ferro, um inseto ou um pedaço de madeira, por isso é importante proteger a área”, ressalta. “Às vezes a partícula é tão forte que pode entrar, de fato, nos olhos”, destaca Lasneaux.

Lara ainda explica que nessas situações o acompanhamento médico é fundamental. “A maior parte dessas lesões são pouco graves. Ainda assim, na presença de qualquer desconforto ocular, o ideal é não tentar retirar sozinho em casa. A avaliação de um especialista é imprescindível para evitar lesões”, finaliza.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?