Caso Kate Middleton: conheça 5 alimentos que previnem o câncer
A princesa de Gales, Kate Middleton, afirmou que está enfrentando um câncer cujo tipo não foi revelado; veja alimentos que previnem a doença
atualizado
Compartilhar notícia
Kate Middleton chocou o mundo ao anunciar, na última sexta-feira (22/3), que está enfrentando um câncer. Assim como o sogro, o rei Charles III, não se sabe qual o tipo da doença da princesa de princesa de Gales, que tem 42 anos.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a baixa qualidade da alimentação é responsável por cerca de 20% dos casos de câncer no Brasil. Segundo a Instituição, a cada três casos, um poderia ser evitado apenas com a adoção de uma dieta saudável, controle de peso e prática regular de atividade física.
Outros fatores, como sedentarismo, tabagismo, peso, hábitos sexuais, fatores ocupacionais, bebidas alcoólicas, exposição solar, radiações e medicamentos, também exercem grande influência nos riscos da doença.
Olho na alimentação!
Quando o tema é a alimentação, diversos estudos científicos já revelaram que o excesso de ingestão de alimentos industrializados — regados de açúcares, gorduras e aditivos químicos — pode elevar os riscos de mais de 25 tipos de câncer.
Além dos ultraprocessados, a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta sobre o consumo de itens embutidos, também conhecidos como “enchidos”, alimentos sintéticos com adição de nitritos e nitratos, sódio e diversos aditivos potencialmente prejudiciais à saúde. Bacon, linguiça, salame, peito de peru e mortadela entram na lista.
O consumo semanal desse tipo de alimento não deve exceder 500 gramas por semana, mas o ideal é evitá-los ao máximo. Outro adendo é passar longe de bebidas adoçadas com adoçantes artificiais, caso do aspartame.
Já no que diz respeito à prevenção, o oposto também é verdadeiro. Alimentos ricos em compostos bioativos, ou seja, nutrientes com propriedades benéficas ao organismo, também ajudam a prevenir a doença.
Segundo o INCA, uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões é fundamental.
Confira, abaixo, alimentos que se destacam nessa função:
1. Frutas roxas e vermelhas
Morango, uva, amora, framboesa, cranberry, açaí e mirtilo têm uma coloração característica devido à presença de pigmentos maravilhosos conhecidos como antocianinas.
Essas substâncias têm uma louvável ação antioxidante, que atua na redução dos radicais livres — moléculas que prejudicam o DNA das células e favorecem o desenvolvimento do câncer.
2. Frutas cítricas
Ricas em vitamina C, essas frutas são responsáveis por melhorar a resposta imunológica. Além disso, têm ação antioxidante e anti-inflamatória, que também ajuda na redução do câncer, conhecido como uma doença inflamatória.
Alguns exemplos são acerola, caju, cacau, abacaxi, laranja, limão e tangerina.
3. Brócolis, couve-flor e repolho
Esses três vegetais representam os vegetais crucíferos, que oferecem a prevenção de câncer de cólon, esôfago e mama, segundo evidências científicas. A prevenção por meio deles se deve à presença de duas substâncias, isotiocianato e glicosinolatos.
4. Salmão, sardinha e atum
Todos têm boa concentração de ômega 3, nutriente que é um excelente aliado à prevenção do câncer e atua como um excelente anti-inflamatório, ajudando, ainda, na melhora da saúde do organismo.
Alguns exemplos de alimentos fontes de ômega 3 são abacate, azeite de oliva, chia e farinha de linhaça.
5. Castanhas e sementes oleaginosas
As castanhas, a exemplo de amêndoas, nozes, avelãs, castanha de caju e castanha-do-pará, são fontes de vitamina E, com ação antioxidante. Além disso, possuem gorduras saudáveis, com efeitos e benefícios nobres à saúde.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica