Caso Bárbara Evans: crianças menores de 2 anos podem comer açúcar?
Bárbara Evans foi criticada nas redes sociais ao mostrar a filha de 1 ano e quatro meses comendo brigadeiro pela primeira vez
atualizado
Compartilhar notícia
A modelo e influenciadora Bárbara Evans foi criticada nas redes sociais ao gravar um story no qual a filha, Ayla, experimenta um brigadeiro pela primeira vez. Por ter apenas um ano e quatro meses, a pequena foi exposta a um alimento que muitos consideram inadequado para a idade. O caso ocorreu na terça-feira (8/8).
Na gravação, é possível ver a criança surpresa ao colocar o brigadeiro na boca. Segundos depois, ela foge com o doce para comê-lo tranquilamente. “O primeiro brigadeiro a gente nunca esquece, hein? Bom, né? É só um, menina”, diz Bárbara feliz e aos risos.
Em outra publicação, a modelo rebate as críticas por oferecer açúcar para a filha menor de dois anos. “A filha é minha, então quem decide o que ela come sou eu. Nós resolvemos deixar ela ser criança e aproveitar as maravilhas da vida. Sim, doce é uma maravilha. Tudo tem seu limite, mas isso para mim é ser criança!”.
Evans, então, continua: “Na minha casa não tem doce. Mas em uma festa de criança, por que não? Dei doce, sim, dei cachorro-quente, dei bolinha de queijo… tudo que ela tinha direito e mais um pouco. E sempre quando tiver vou dar, tudo é uma questão de equilíbrio. Mas ser criança é bom demais”.
Os perigos do consumo de açúcar
De acordo com entidades médicas e com o Ministério da Saúde, os pais e familiares não devem oferecer alimentos ricos em açúcares para crianças menores de 2 anos. A conduta pode provocar problemas de saúde a longo prazo, além de favorecer o surgimento precoce de doenças e a recusa a outros alimentos.
É importante ressaltar ainda que o consumo precoce de açúcar pode aumentar as chances de desenvolver um paladar voltado ao doce, o que contribui para a preferência de alimentos ultraprocessados.
O Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, também alerta para o caso. A orientação é não dar açúcares, melado, rapadura nem mel. Outro alimento que deve ser evitado pelos pequenos é o adoçante artificial.