Casca de fruta popular turbina o emagrecimento e é aliada do coração
Rica em vitaminas, esta fruta oferece benefícios à saúde. Contudo, sua casca, apesar de comumente descartada, também pode ser uma aliada
atualizado
Compartilhar notícia
Seja como suco, no iogurte ou in natura, a laranja é uma fruta tropical que cai bem em qualquer situação. Apesar de ser uma fruta bastante versátil, é possível que você ainda não esteja desfrutando dos benefícios máximos dela, principalmente para a saúde e o emagrecimento. Isso porque as cascas da fruta são frequentemente descartadas, sendo incomum vê-las sendo consumidas.
Um estudo, no entanto, revelou diversos motivos pelos quais você vai pensar duas vezes antes de descartar esse componente. A laranja é rica em vitamina C e B6, já a sua casca contém vantagens promissoras à saúde cardiovascular. Segundo a pesquisa, o extrato da casca de laranja é capaz de reduzir os compostos orgânicos no intestino, que previnem doenças cardiovasculares.
Durante a digestão, as bactérias intestinais produzem uma substância conhecida como “TMAO” — a partir de nutrientes cítricos. Essa substância, por sua vez, é associada a doenças cardiovasculares. Os pesquisadores utilizaram solventes polares e não polares para obter extratos de casca de laranja, na finalidade de testar sua eficácia na redução de TMAO e TMA.
O extrato da fração não polar preveniu a produção de TMAO, enquanto a fração polar inibiu a enzima responsável pela produção de TMA. E para quem tem preocupação sobre o consumo dessa casca, os extratos naturais presentes nessa porção do alimento são considerados seguros pela FDA — agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos —, podendo levar ao aumento de seu uso humano.
As vantagens ainda não param por aí. As cascas também podem ser reutilizadas para criar alimentos funcionais, já que elas aumentarão os compostos bioativos da preparação. Assim, além de colaborar com a saúde, ainda pode dar uma forcinha no emagrecimento.
No processo de perda de peso, a casca auxilia a promover saciedade, já que é justamente nessa parte que se concentra o maior teor de fibras da fruta. Um bom consumo de fibras acelera o funcionamento intestinal e ainda cede bastante saciedade, fazendo com que você coma menos.
Para preparar de forma saudável, basta higienizar bem a fruta e raspar a camada externa. Em seguida, adicione a iogurtes, saladas, bolos e marinadas para um toque cítrico.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica