Elopement wedding: conheça a forma instagramável e econômica de casar
Formato de enlace, celebrado em um cenário paradisíaco e sem a presença de convidados, tem ganhado adeptos no Brasil e no exterior
atualizado
Compartilhar notícia
Elaborar a lista de convidados é uma das partes mais difíceis e conflituosas da organização de um casamento. O receio de esquecer alguém querido e a obrigação de convidar pessoas apenas para não causar um “climão” na família é, para dizer no mínimo, desgastante. Já imaginou, portanto, pular essa etapa do casório e se dedicar integralmente à parte boa (escolha da decoração e destino da lua de mel)?
Ao optar pelo elopement wedding, você pode. O formato de enlace, ainda tímido no Brasil, faz sucesso no exterior por ser celebrado com a ausência de espectadores. “A cerimônia acontece sem a presença de convidados, apenas dos noivos e de alguns fornecedores”, explica a especialista em casamentos e coordenadora de conteúdo do site Lápis de Noiva, Winnie Mesquita.
A celebração, segundo ela, tem se popularizado por ser mais intimista e econômica do que as tradicionais. “Os enlaces são muito emocionantes, pois há uma troca mais intensa entre o casal. Fora isso, a festa costuma ser acessível por não contar com as despesas dos convidados”, declara.
Em inglês, a palavra “elope” significa “fugir”. A expressão elopement wedding, logo, traz a ideia de um casal em fuga para selar o amor livremente. De início, o termo, criado na Idade Média, era usado para descrever o relacionamento de quem escapou de uma união arranjada.
Hoje, a expressão pode ser considerada “irmã” do destination wedding , já que o elopement contemporâneo é uma cerimônia discreta, em algum cenário paradisíaco – na maioria das vezes, distante do lugar de moradia do casal. No exterior, os destinos mais procurados são a França e a Itália. Já no Brasil, o mais cobiçado é a Serra Gaúcha. O local eleito para o enlace, naturalmente, acaba sendo aproveitado pelos noivos para a lua de mel.
Questionada sobre a escolha de fornecedores a distância, Winnie diz que a tarefa é mais fácil do que se imagina. “A escolha é basicamente a mesma que a realizada presencialmente. Em geral, o casal faz um primeiro contato com o fornecedor por e-mail ou rede social e marca uma reunião para alinhar os detalhes. A grande diferença é que o bate-papo não ocorre frente a frente, e sim por meio de chats on-line”, revela.
Os quilômetros que separam os noivos e os profissionais podem, sim, elevar o risco de golpes. Por isso, os cuidados devem ser redobrados. “Para evitar transtornos, busque referências, pesquise a reputação dos fornecedores em sites de reclamação e leia atentamente cada contrato antes de assinar”, aconselha a especialista.
O cerimonialista César Serra, com seus 36 anos de experiência no setor casamenteiro, declara que o modelo também é uma boa opção para a renovação de votos. “É ideal, inclusive, para quem quis ter um destination wedding, mas, pela logística ou pelo orçamento, não pôde levar a família e os amigos. O elopement surge, então, como a oportunidade para trocar juras de amor sem plateia e tirar fotos incríveis no lugar que o casal sempre sonhou”, palpita.
Para casar ou renovar votos, o formato tem atraído celebridades, justamente pela discrição e distância – que evitam os cliques de paparazzi. Na galeria abaixo, confira alguns famosos que optaram pela celebração.