Chá de reforma ajuda noivos na construção do novo lar e vira tendência
Evento tem chamado atenção nas redes sociais por ter, na lista de presentes, itens como tijolo, tinta e argamassa
atualizado
Compartilhar notícia
Já imaginou presentear uma amigo querido com um saco de cimento ou uma lata de tinta? Se não, é melhor habituar-se à ideia. Um estilo de celebração pré-casamento tem se popularizado no Brasil por ter, na lista de mimos aos noivos, itens inusitados como esses.
Conhecido como chá de reforma ou construção, o evento reúne familiares e amigos do casal e tem como meta ajudá-los na preparação do novo lar. Por meio de uma festa temática, permeada por artigos decorativos que remetem a um canteiro de obras, os enamorados festejam a futura união e, de quebra, arrecadam materiais de alicerce.
“Eu e meu noivo não tínhamos condições de reformar o apartamento no qual vamos morar depois do casamento. Pesquisando soluções para o problema na internet, surgiu a ideia de fazermos o chá”, conta a autônoma Raquel Batista, de 25 anos.
Ela confessa que, ao disparar os convites da celebração, realizada em maio, a reação da maioria dos convidados foi de espanto. “Por ser um estilo de comemoração relativamente novo, meus familiares estranharam, mas logo abraçaram a ideia e ajudaram na organização”, lembra a paulistana.
O evento, segundo a noiva, rendeu bons frutos. “Arrecadamos R$ 4.654 em materiais de construção. Me surpreendi. Não esperava uma contribuição tão generosa dos convidados”, comemora, afirmando que as obras estão a todo vapor e, se tudo ocorrer como o planejado, ficarão prontas antes da troca de alianças, marcada para novembro.
A decoradora Susanne Herbe, 24, também optou por deixar de lado as tradicionais celebrações pré-nupciais, como chá de lingerie e chá bar, para apostar na tendência. “Acredito que os presentes desse tipo de comemoração são mais úteis para quem está construindo um lar”, opina a gaúcha, que organizou a festa em meados do ano passado, meses antes de subir ao altar.
“No meu caso, por exemplo, comprei um apartamento com meu então noivo e botamos ele abaixo. Começamos a reforma do zero. À época, precisamos de muito material para construir. Toda a ajuda do chá foi bem-vinda”, revela.
Nas redes sociais, a festa tem dividido opiniões. “Gente, a ideia é casar e ser bancada por todos? Parabéns para quem tem amigos/parentes ricos, nunca na vida eu teria coragem de pedir isso pra alguém”, escreveu uma internauta no Twitter. “Isso é uma coisa que TEM que cair no gosto das pessoas, que ideia sensacional”, exclamou outra.
Dicas para organizar o evento
A cerimonialista Danielle Rodrigues diz que o primeiro passo para organizar um chá de reforma é elaborar a lista de convidados e presentes. “Esse estilo de celebração costuma ser intimista. Por isso, escolha a dedo os convidados que pretende chamar. Quando o assunto é a lista de presentes, inclua todos os itens relacionados à construção, desde tinta a mão de obra do pintor”, cita.
Para evitar que as pessoas cheguem ao evento com um saco de argamassa em mãos, a especialista revela que os mimos podem ser direcionados ao local da reforma. “Basta pedir a loja para entregar”, pontua.
Ainda há opção dos noivos criarem um site com cotas dos materiais ou até mesmo montarem uma urna em meio à festa. “Assim, as pessoas conseguem dar o valor que desejam, de forma anônima. É mais prático para os pombinhos, que recebem o montante em dinheiro, e para os convidados, que não precisam se deslocar até um estabelecimento e escolher os produtos”, adiciona.
Sobre a decoração, Danielle salienta que não há limites na hora da criatividade. “O décor deve ser temático. Use e abuse de tijolos como decoração de centro de mesa, latões de tinta como banquinhos e carrinhos de mão como suporte para flores”, sugere. A profissional ainda destaca que, vale tornar a experiência mais descontraída e apostar em brincadeiras.