Casamento all-white desponta como tendência em cerimônias intimistas
Noivos e profissionais apostam em decoração e trajes brancos para todos
atualizado
Compartilhar notícia
A Europa e os Estados Unidos costumam ditar o que está em alta em vários setores, inclusive para casamentos. Uma tendência que vem despontando nesses lugares e começa a ganhar força no Brasil, são as vertentes all-white. O estilo se divide em dois: quando os convidados usam branco e quando toda a decoração é trabalhada no tom.
O conceito é uma boa pedida para quem faz casamentos na praia, principalmente levando em consideração outra tendência: destination wedding. No Instagram, a #allwhitewedding já conta com mais de 10 mil publicações. Alguns brasilenses já se aventuraram pela trend.
Conhecida chef de Brasília, Mara Alcamim optou por uma cerimônia all-white quando selou sua união com a produtora de eventos Luciana Fabrino. As noivas fecharam a pousada Baguá, em São Jorge (GO), no coração da Chapada dos Veadeiros, para receber 100 pessoas vindas de Nova York, São Paulo e Brasília, em 2015. No convite, a sugestão de vestir branco foi prontamente atendida.
“Foi há três anos e queríamos algo bem leve. Tínhamos acabado de voltar de St. Barth e estávamos na pegada praia. Fizemos uma cerimônia bem espiritual, com mantras de paz. O que achamos mais legal foi que, de branco, todo mundo é igual”, relembra a chef.
A questão visual foi o que levou a empresária e sexóloga Cátia Damasceno a pedir que os convidados usassem branco quando se casou com o servidor público Robson Alcântara, em 2016. A cerimônia foi celebrada na praia do resort Grand Palladium Imbassaí, na Bahia. “Via fotos de casamento na praia com os convidados vestindo roupas coloridas e achava tudo poluído”, explica.
Para justificar o pedido, Cátia enviou duas fotos no convite: uma com todo mundo vestindo a cor que quisesse e outra com todos de branco ou tons neutros. “Depois disso, ela nem precisou argumentar mais nada, porque todo mundo entendeu”, relembra a amiga Janaína Bittencourt. Somente a decoração não seguiu tons neutros, feita com amarelo e laranja, todos os demais detalhes sim. “Ficou lindo, do jeito que eu queria: leve e sutil”, celebra Cátia.
E o estilo all-white não precisa ficar restrito a cerimônias de casamento. Ele também pode ser utilizado nos eventos que acompanham a celebração. Débora Maciel e Pedro Nakamura usaram a decoração em branco na festa e também fizeram um almoço pós-casamento para os familiares, com todos de branco, com exceção dos noivos.
“No dia seguinte, minha mãe ofereceu um almoço para reunir a família. Ela queria fazer uma festa bonita, com traje esporte fino. Por isso, sugeriu que os convidados fossem de branco e nós [os noivos] usássemos uma roupa com cor”, relembra Pedro. Ele gostou da ideia e acredita que o tom deu um ar mais elegante ao evento. “A festa ficou linda. O branco deixou tudo clean, com um ar fresco”, brinca.
A cerimonialista Manoela Medeiros percebe a tendência crescendo na região da Bahia, principalmente durante o verão. “A estação pede cores claras e o branco está em alta por ser clássico e leve. É possível observar os convidados optando por figurinos mais simples, sem perder o glamour. O cerimonial ganha com isso por termos mais liberdade em explorar a parte de decoração de forma que não fique pesada”, pondera.
Apesar de enxergar a preferência, ela afirma que algumas pessoas ainda resistem em usar o branco. “Acredito que exista essa resistência devido aos antigos padrões de que o branco seria para noiva. Mas, aos poucos, esses paradigmas são vencidos e essa nova tendência virá com força total”, prevê.
Já em Brasília, Aline Guimarães identifica o padrão na decoração. “Noivos mais minimalistas preferem uma decoração mais limpa. Nas roupas, considero que funcione para casamentos maiores. Um dos motivos de usarem o all-white é a uniformidade das fotos, com todos em sincronia e engajados com a proposta do evento. É elegante e intimista”, opina.
Mas a proposta também traz desafios, segundo Aline. “Em especial, na comunicação efetiva aos convidados quando a escolha all-white não se limita apenas à decoração. Outro ponto é fazer com que a identidade visual tenha vida e continue elegante”.
Inspire-se!