Camarão emagrece? Veja se dá para manter o saboroso alimento na dieta
Há quem desconfie se é possível manter o camarão em dietas voltadas para o emagrecimento. Veja se vale a pena
atualizado
Compartilhar notícia
O camarão é uma iguaria amplamente consumida em terras brasileiras. No entanto, há quem desconfie se é possível ingerir o alimento em dietas voltadas para o emagrecimento. Neste caso, é evidente que a forma de preparo será decisiva para o fruto do mar apresentar mais ou menos calorias. Um spoiler: quando bem preparado, ele pode, sim, ser vantajoso à saúde.
Rico em nutrientes importantes, o camarão não apenas é aliado na perda de peso, como colabora com a saúde cardiovascular e dos olhos. Para se ter uma ideia, 100 g do alimento oferecem apenas 90 kcal, sendo — a mesma quantidade de bife bovino tem 222 kcal.
Além do menor valor calórico, o camarão oferece 19g de proteínas, que repercute em maior saciedade e ajuda no ganho de massa muscular. Vale frisar que, para que seja baixo em calorias, deve ser preparado de forma saudável, evitando fritar ou combinar com alimentos calóricos.
Devido a presença de ácidos graxos poli-insaturados, como o ômega 3 e 6, o camarão já foi associado a melhor preservação da memória e velocidade de processamento mental, de acordo com um estudo publicado pela Neurology.
Outro nutriente valioso presente no camarão é a astaxantina, substância responsável pelo pigmento vermelho/rosado. Ela tem uma poderosa ação antioxidante e anti-inflamatória, o que ajuda na redução dos danos celulares e evita problemas na memória, inclusive doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica