Café, chocolate, queijo… Conheça alimentos que pioram a enxaqueca
A enxaqueca é uma condição bastante incapacitante para quem sofre do quadro; veja quais alimentos pioram esse mal-estar
atualizado
Compartilhar notícia
A enxaqueca é uma condição bastante incapacitante para quem sofre do quadro. As crises podem se prolongar por dias, tornando a rotina praticamente insustentável. As dores chegam a ser tão incômodas que sintomas como náusea e vômitos podem acompanhá-las.
Algumas das causas mais comuns são associadas ao estresse, privação de sono, ingestão inadequada de água e desequilíbrio na prática de atividades físicas (sedentarismo ou atividades excessivas). A alimentação, contudo, é um fator importantíssimo no tratamento.
A Association of Migraine Disorders, associação americana que se dedica ao estudo desse quadro, diz que para que um alimento seja reconhecido como desencadeador de enxaqueca, os sintomas da crise devem ocorrer dentro de 24 horas após o consumo.
Esse comportamento ainda deve se repetir por mais da metade das vezes em que o alimento é ingerido — por isso, é preciso estar atento.
Para se ter uma ideia como o caso pode se tratar de uma questão mais particular do que imaginamos, a cafeína, por exemplo, pode ser devastadora para alguns, enquanto, para outros, ajuda no alívio da dor.
Algumas matérias-primas, no entanto, fazem mal à maioria dos indivíduos que sofrem de enxaqueca, sendo mais populares quando o assunto é desencadear crises.
Tome nota:
Alimentos ricos em tiramina
Queijos como brie, roquefort, gorgonzola e parmesão; carnes defumadas; peixes enlatados; nozes; feijões fermentados, além de frutas como banana e abacate.
Esses são exemplos de alimentos que contêm tiramina, substância famosa por causar vasodilatação, resultando, assim, em enxaqueca.
Bebidas alcoólicas
Essas bebidas podem acarretar prejuízos até para indivíduos saudáveis. Já para quem sofre de enxaqueca, o vinho tinto, cerveja e champanhe se destacam no assunto. Além do álcool, eles apresentam histamina, causando crises devido às propriedades vasoativas e neuroinflamatórias.
Cafeína
Apesar de resolver o problema de alguns, o consumo excessivo pode gerar dores em outros.
Ultraprocessados
Regados de aditivos alimentares, esses alimentos podem agravar o problema, que fica pior na presença de nitritos e nitratos (comuns em carnes processadas).
Alimentos com glúten
Malte, cevada, centeio, trigo e todos os alimentos que contam com esses ingredientes são capazes de piorar a enxaqueca. Para quem sofre de inflamação intestinal, as sequelas podem ser ainda piores.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica