metropoles.com

Bucha da cozinha pode acumular milhões de bactérias. Veja como desinfetá-la

Normalmente esquecida, a esponja é um dos itens que mais armazenam microorganismos nocivos à saúde da casa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FreePik
esponja de cozinha
1 de 1 esponja de cozinha - Foto: FreePik

Manter a casa limpa e livre de agentes nocivos à saúde exige atenção aos detalhes. A esponja de lavar louça, por exemplo, quase sempre é esquecida na faxina, mas é capaz de acumular, sozinha, cerca de 680 milhões de fungos e bactérias em apenas 15 dias de uso. A informação é de um estudo conduzido por pesquisadores do UniMetrocamp Wyden, de São Paulo.

Restos de comida e umidade fazem do objeto o lugar perfeito para a proliferação de microorganismos causadores de intoxicação alimentar, já que vírus e bactérias provenientes de ovos, carnes e vegetais crus se propagam com facilidade nessas condições.

Por isso, especialistas indicam esterilizar a esponja pelo menos uma vez por dia.

O biomédico e microbiologista Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, dá algumas dicas para executar a limpeza e ensina outros macetes para proteger a pia de casa:

3 imagens
É importante usar exclusivamente detergente.  Outros produtos não apresentam características antibactericidas e podem permitir a entrada de germes na bucha
Esterilize a bucha em água fervente ou em uma solução com água sanitária pelo menos uma vez ao dia. Deixe-a em um lugar limpo e seco e prontinho: pia protegida!
1 de 3

De acordo com Dr. Bactéria, a esponja de lavar louça deve ser substituída semanalmente

FreePik
2 de 3

É importante usar exclusivamente detergente. Outros produtos não apresentam características antibactericidas e podem permitir a entrada de germes na bucha

FreePik
3 de 3

Esterilize a bucha em água fervente ou em uma solução com água sanitária pelo menos uma vez ao dia. Deixe-a em um lugar limpo e seco e prontinho: pia protegida!

FreePik
Dicas para uma bucha limpinha

1. Após lavar a louça, enxágue bem a esponja em água corrente até parar de sair espuma. Torça bem e guarde em local seco, para que o restante da água possa escorrer. Nunca a deixe sobre o sabão ou em recipientes úmidos. Uma boa dica é deixá-la secar completamente sobre o escorredor de louças.

2. Nunca utilize sabão líquido ou em pedra na esponja, apenas detergente. Outros produtos não apresentam características antibactericidas e podem permitir a entrada de germes na bucha.

3. Independente da marca, a vida útil da bucha é de uma semana. Após esse período, ela deve ser descartada. Especialistas não indicam que ela seja reutilizada para a limpeza de um outro ambiente, como área de serviço ou banheiro.

4. Uma vez por dia, desinfete as esponjas lavando e, em seguida, deixando as submersas em um recipiente com água fervendo por cinco minutos de cada lado.

5. Também é possível eliminar as bactérias deixando a esponja em uma solução de duas colheres de sopa de água sanitária para 1 litro de água.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?