Botox pode ser usado para tratar enxaqueca e bruxismo; entenda
Não são apenas as rugas e marcas de expressão que podem ser tratadas com o botox. Conheça outras finalidades da técnica
atualizado
Compartilhar notícia
Quando pensamos em botox, geralmente associamos a substância ao campo da estética, para reduzir rugas e marcas de expressão. Porém, a toxina botulínica vai além, e tem sido uma ferramenta poderosa no tratamento de várias doenças, transtornos e distúrbios.
Aliás, vale destacar que os primeiros usos terapêuticos da toxina botulínica remontam às décadas passadas, quando o oftalmologista norte-americano Alan Scott a utilizou para tratar deficiências oculares graves. Desde então, sua aplicação se expandiu para outras áreas da medicina, proporcionando alívio e melhorias significativas na qualidade de vida dos pacientes.
A médica dermatologista Isadora Rosan explica quatro dessas aplicações terapêuticas da toxina botulínica: enxaqueca, hiperidrose, bruxismo e paralisia facial.
Confira:
Enxaqueca
A enxaqueca é uma condição debilitante caracterizada por dor de cabeça latejante, sensibilidade à luz e náuseas. O uso da toxina botulínica tem se mostrado eficaz no tratamento da enxaqueca crônica, como explica o neurologista Pablo Lorenzon, do Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Continue a leitura no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.