“Botox da Barbie”: entenda procedimento que imita pescoço de boneca
O procedimento “botox da Barbie” é igual ao convencional, porém, a dose precisa ser ajustada, por ser um músculo com mais força
atualizado
Compartilhar notícia
A toxina botulínica, mais conhecida como botox, é utilizada em diversas partes do corpo, como o rosto, para suavizar rugas e linhas de expressão. Recentemente, um procedimento apelidado de “botox da Barbie” voltou a viralizar no TikTok ao sugerir a aplicação da substância no músculo trapézio para imitar o pescoço da boneca.
De acordo com a médica dermatologista Laís Rios, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o “botox da Barbie” é um procedimento igual ao convencional, porém, a dose precisa ser ajustada por ser um músculo com mais força. O resultado já pode ser visto a partir da primeira sessão.
“Delimitamos a musculatura do músculo trapézio, avaliamos a força muscular de cada paciente e aplicamos a toxina intramuscular. A dose vai variar de 20 a 60 ui por lado, dependendo da necessidade de cada paciente”, explica ao Metrópoles.
Fernanda Nichelle, médica que atua na área estética, esclarece que a operação é realizada em consultório e leva aproximadamente 10 minutos. Já a duração dos resultados varia de paciente para paciente. Em alguns casos, pode permanecer cerca de 4 meses, em outros, até 6 meses.
“Para pacientes que treinam intensamente e praticam musculação, a durabilidade costuma ser menor. Orientamos que evitem exercitar essa musculatura para não continuar promovendo a hipertrofia.”
Riscos
A realização do “botox da Barbie” resulta em músculos trapézios atrofiados, dando a ilusão de um pescoço mais longo, tipo o da personagem fabricada pela Mattel. Por ser um procedimento invasivo, existem riscos, como infecções ou o uso inadequado da dose, afirma Fernanda.
“Por essa razão, o procedimento deve sempre ser realizado por um médico capacitado”, alerta Fernanda.
Além disso, a dermatologista Laís Rios explica que a toxina pode migrar para o músculo vizinho. Isso pode fazer com que o paciente tenha dificuldade de sustentar a cabeça adequadamente.
Indicações
O “botox da Barbie” é indicado para quem deseja um efeito estético de afinamento na região dos ombros, o que leva ao alongamento do pescoço, conhecido como pescoço de boneca.
A aplicação também pode ser realizada em casos de enxaqueca tensional para reduzir a tensão na musculatura e, consequentemente, as dores de cabeça.