Saiba a importância do enriquecimento ambiental para o seu gatinho
O enriquecimento ambiental acontece quando os tutores investem em itens interessantes para a estimulação dos felinos
atualizado
Compartilhar notícia
Gatos são conhecidos e amados por sua personalidade única. Esses animais são curiosos por instinto e adoram escalar, explorar, se esconder e brincar. Os felinos também prezam pela sua rotina, individualidade, autonomia e liberdade.
Por isso, os tutores precisam estar atentos as necessidades deles: é nesse cenário que surge o enriquecimento ambiental. A medida engloba uma série de atividades e práticas que visam tornar o ambiente confortável, permitindo que os gatos se desenvolvam e expressem seus instintos naturais.
“Quanto mais estimulado, mais feliz e saudável o animal será. Além disso, o enriquecimento ambiental contribui para evitar problemas comportamentais e até mesmo o surgimento de doenças”, explica Nathalia Fleming, médica-veterinária e gerente de produtos da Unidade de Pets da Ceva Saúde Animal.
É importante entender que um ambiente favorável para estes animais vai além de janelas teladas, caixa de areia limpa, ração e água potável disponível. Veja algumas dicas listadas pela profissional para auxiliar na hora de escolher o brinquedo ideal para o seu gatinho:
Instalar prateleiras escaláveis específicas para os felinos permite com que eles permaneçam em locais mais altos, em que se sintam seguros para observar a movimentação ao redor, dormir fora do alcance dos outros e se exercitar. Eles também adoram ter cantinhos em que mais ninguém tenha acesso para que possam se esconder e tirar uma boa soneca.
Da mesma forma, fornecer arranhadores oferece aos gatos a possibilidade de exercer um comportamento típico da espécie e marcar território, tanto de forma visual, com o traçado deixado pelas unhas, quanto de forma química, pelo feromônio que é liberado pelas glândulas presentes nas patas.
O contato social também é importante para os gatos criarem vínculos. A utilização de brinquedos que estimulam a caça ajuda a estreitar as relações com os humanos, além de estimular o instinto caçador, promovendo momentos de diversão e distração para ambos.
Cuidar do ambiente do seu felino também é uma prova de amor e carinho, ajudando no bem-estar do animal, fortalecendo o relacionamento do pet com os humanos, e melhorando sua saúde física e emocional.