Zen e pertinho do DF: veja 5 locais para fazer detox espiritual
Destinos no DF e nas proximidades oferecem retiros e práticas zen a quem quer se desconectar da vida real e relaxar em meio à natureza
atualizado
Compartilhar notícia
Os memes do Twitter e do Instagram não deixam dúvidas: muitos de nós não aguentam mais 2019. Mercúrio retrógrado, economia instável, cenário político movimentado e excesso de tecnologias. Não faltam razões que gerem ansiedade e frustração. É comum que, vez ou outra, surja a vontade de largar tudo e “fugir para as colinas”. A boa notícia é que, se esse for o único jeito, elas não necessariamente ficam longe. No Distrito Federal e arredores, há inúmeras alternativas de retiros “zen” a quem está em busca de contato com a natureza, autoconhecimento e espiritualidade.
Por meio de meditações, rituais, yoga, palestras, massagens e até retiros em ashrams, muitas vezes inspirados em tradições hinduístas, tibetanas e budistas, esses locais têm como proposta oferecer experiências transformadoras e dias para sossegar a cabeça, o corpo e a alma.
A boa-nova? Geralmente, são destinos localizados em verdadeiros santuários em pleno cerrado, e permitem um contato íntimo do visitante com a natureza. Se está precisando se desligar, o Metrópoles preparou um guia de locais que oferecem retiros espirituais e práticas mindfulness; além de um manual com dicas importantes para ler antes de jogar tudo para o alto. Confira!
Vila Kundalini
Um dos mais novos locais para contemplação da natureza e para um verdadeiro detox cultural abre as portas neste fim de semana (09/11/2019). Localizada a 30min da região central de Brasília, no Lago Oeste, a Vila Kundalini tem como objetivo proporcionar um espaço de conforto, beleza e contemplação, onde as pessoas se encontram com a natureza e com suas essências, e podem conhecer pessoas com interesse em comum. Tudo por meio de yoga, de terapias holísticas e workshops.
Com uma atmosfera acolhedora, o público poderá experimentar novas práticas e habilidades oferecidas por terapeutas e palestrantes parceiros. Aos fins de semana a casa abriga workshops corporais, musicais e filosóficos, além de exposições de artistas visuais e fotógrafos da cidade.
Em festas de programações específicas, como na inauguração marcada para este fim de semana, é possível confraternizar com os participantes e dividir um chope. Mas sem exageros.
Vila Kundalini
Rua 06, chácara 33, Lago Oeste. Informações sobre a programação do espaço pelo Whatsapp (11) 99228-6396 ou pelas redes sociais, como o Instagram @vilakundalini
Paraíso na Terra
Não muito longe do centro de Brasília está o Paraíso na Terra, um lugar tão lindo e tranquilo quanto sugere o nome. O espaço está localizado em meio a uma natureza exuberante, e a intenção é que os visitantes e colaboradores encontram um ambiente de paz, propício à meditação, estudo e elevação espiritual.
O projeto arquitetônico e paisagístico tem como tônica a integração de todos os espaços em um todo harmônico. A ideia é que o contato com as flores, a vegetação e os sons da natureza sejam intensos. Inclusive durante a alimentação, que tem como base princípios vegetarianos e veganos.
Paraíso na Terra
Rodovia DF-220, Km 4 – Brazlândia (DF). Informações e reservas (o local não aceita visitas sem confirmação): 99966-5532
Sítio Nós na Teia
O Sítio Nós na Teia é uma propriedade permacultural – conceito que consiste no planejamento e execução de ocupações humanas sustentáveis. Criada nos anos 1990 por Sérgio Pamplona, o sítio está no Jardim Botânico, em Brasília, e se tornou uma espécie de aldeia.
Nela, um pequeno grupo de moradores estuda, experimenta e busca avançar gradualmente na evolução da sustentabilidade em suas diversas áreas planejadas no design permacultural do Sítio; e oferece a experiência do local por meio de visitas guiadas.
Às quintas-feiras, a casa também realiza um ritual de danças circulares; e, sob agendamento, promove aulas de yoga e ayurveda. Os proprietários não recebem visitantes sem agendamento e confirmação.
Sítio Nós na Teia
Fazenda Taboquinha Quinhão, chácara 1-B, Jardim Botânico. Informações e agendamentos: sitionosnateia@gmail.com
Espaço Naves Lunazen
A Chapada dos Veadeiros, a 280km de Brasília, é considerada pelos espiritualistas o chacra cardíaco do planeta. Segundo eles, a região fica sobre uma imensa placa de quartzo de quase dois bilhões de anos. Na mais esotérica das chapadas brasileiras, não é de se estranhar que os meios de hospedagem embarquem na onda das energias extraterrenas.
Localizada em Alto Paraíso de Goiás, destino mais popular da Chapada dos Veadeiros (GO), a Espaço Naves Lunazen é uma pousada temática em que os quartos ficam em chalés com formato de nave espacial. A hospedagem no hotel tem café da manhã detox, relaxamento em bangalôs flutuantes, observação do pôr do sol do alto de uma das “naves” e, claro, massagem ayurvédica.
Espaço Naves Luna Zen
Rua 02, Quadra 01, lote 08 – Alto Paraíso (GO). Informações e reservas: 99928-1946
Paraíso dos Pândovas
O Paraíso dos Pândavas foi fundado por Giridhari Das, yogui brasileiro famoso pelos seus vídeos e livros práticos que abordam a superação de limitações e formas de encontrar felicidade. Quando não está viajando, é ele quem conduz os retiros e as palestras aos fins de semana.
O pacote de sexta a domingo inclui pensão completa, 70 minutos de aula de yoga, caminhadas guiadas, sessões de meditação, cantos de mantras e aulas de aprimoramento na prática. Também há uma agenda recheada de retiros já programados (e lotados) até julho de 2020.
Paraíso dos Pândavas
KM 60, GO 239, Estrada para São Jorge, Alto Paraíso (GO). Mais informações: 99108-2009 ou no site do resort
O que saber antes de ir
Você está cansado e precisa relaxar. Coloca algumas roupas na mala e segue para uma experiência desconhecida, mas transformadora. Apesar da descrição romântica – à la Julia Roberts em Comer, Rezar e Amar – há uma série de coisas que é necessário saber. Mesmo que o destino seja próximo. Coloque no check-list:
- É preciso checar o site dos locais com atenção. Alguns retiros permitem que você chegue sem aviso, outros pedem reserva antecipada. Também há os que funcionam só em retiros com datas fechadas, e outros o tempo todo, no quais você pode chegar na data que preferir;
- Vá com tempo: acredite, um fim de semana é pouco para esquecer o mundo lá fora. Você demora a se desligar. Se for o único tempo disponível, tudo bem, mas o ideal seriam de quatro dias a uma semana. Até duas, se você quiser mergulhar na experiência de cabeça;
- A metodologia nesses locais varia bastante. Enquanto alguns são bem rígidos com horários, alimentação e práticas, em outros a programação é mais livre e você participa do que desejar;
- Inspirada em princípios budistas e hinduístas, a alimentação nos retiros é quase sempre vegetariana ou ovolactovegetariana e prioriza ingredientes orgânicos;
- Fique atento às regras de conduta. Há retiros em que não se pode falar, ler ou comer nada trazido de casa. Café, tabaco, álcool e música alta normalmente não são permitidos;
- As acomodações vão de alojamentos com beliches, colchões de palha e banho de balde até vilas cinco-estrelas com piscina privativa. Ou seja, tem pra todos os bolsos. Aproveite!