Xilitol: adoçante natural é um ótimo substituto para o açúcar comum
O sabor é quase idêntico, e o índice glicêmico, 10 vezes menor. Veja outros motivos para fazer a troca já e saiba onde encontrar o produto
atualizado
Compartilhar notícia
Se para você a pior parte de fazer dieta ou reeducação alimentar é ficar sem açúcar, a gente te entende. Quem nunca sentiu vontade incontrolável de comer uma sobremesa ou sofreu a “síndrome da formiga”, não é mesmo?
Nesses momentos, uma das primeiras ações é correr para a prateleira dos “diets” e “zero”, deduzindo ser uma escolha mais saudável, certo? Não é bem assim. Muitos estudos mostram como o açúcar faz mal ao organismo. Aos hipertensos, por exemplo, pode ser mais danoso do que o sal; às grávidas, o excesso pode prejudicar o bebê. A indústria do açúcar chegou a pagar para a gordura levar a culpa por doenças cardiovasculares.A melhor opção é sempre ingerir os alimentos com seus sabores naturais, sem acrescentar nada. Assim, você irá perceber atributos sensoriais nunca antes notados. Se essa é uma missão impossível, prefira as alternativas naturais, como o xilitol.
Xilitol é um adoçante natural encontrado nas fibras de muitos vegetais e frutas, incluindo milho, framboesa, ameixa, entre outros. A substância também pode ser extraída de alguns tipos de cogumelo ou obtida pela hidrogenação catalítica da xilose.
A nutricionista Daiane Sousa, do Nutricionistas & Funcional, explica que o xilitol, na verdade, são polióis, conhecidos como “alcoóis de açúcar”, modificações químicas de moléculas de açúcares simples.
“O sabor é quase idêntico [ao do açúcar], e o índice glicêmico – velocidade com que o alimento altera a glicose do sangue –, é sete. A do açúcar comum é 70. Logo, o composto consegue ter um impacto mínimo”, explica a especialista.
Mas, será que isso significa sinal verde para sair utilizando o xilitol à vontade? Ou o adoçante faz mal à saúde e deve ser evitado? De acordo com a nutricionista, o ideal é usar o mínimo possível.
“É importante ir treinando o paladar para consumir alimentos doces em menor quantidade e sempre deixar que o sabor venha naturalmente, como em frutas”, explica.
A dica é: use adoçante somente em momentos realmente necessários, como em uma receita de bolo. E lembre-se: xilitol é sempre melhor que açúcar branco.
Não existe um valor diário indicado para consumo, no entanto, em excesso, pode causar desconfortos intestinais, como gases e estufamento, além de diarreia.
Onde encontrar