metropoles.com

Vídeo mostra como é estar na pele de uma pessoa com autismo

Em um minuto, vídeo de uma entidade do Reino Unido abre uma janela ao mundo das pessoas com autismo e mostra como sons comuns podem ser perturbadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
YouTube/Reprodução
Autismo vídeo
1 de 1 Autismo vídeo - Foto: YouTube/Reprodução

O clichê sobre o autismo remete a imagens de crianças agressivas com outras pessoas e com elas mesmas, batendo a cabeça na parede, tampando os ouvidos ou imersas no próprio mundo, alheias a qualquer estímulo externo. Para quem vê de fora, pode ser difícil compreender por que essas pessoas se comportam assim. Mas algumas entidades e grupos de pais e familiares têm tentado banir – ou amenizar – o estigma do diagnóstico.

Uma delas é a National Autistic Society, do Reino Unido, que lançou recentemente um vídeo para que as pessoas entendam mais sobre o que é estar na pele de um autista. A chamada síndrome do espectro autista pode ir das manifestações mais moderadas até as mais severas, mas muitas incluem hipersensibilidade auditiva e visual, o que significa que qualquer som inofensivo lá fora pode representar uma grande perturbação.

O vídeo mostra como o som de uma torneira pingando, por exemplo, ou de cores se encontrando em uma padronagem podem ser desconcertantes para uma pessoa com autismo. A iniciativa faz parte do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no último dia 2 de abril.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?