Vídeo mostra como é estar na pele de uma pessoa com autismo
Em um minuto, vídeo de uma entidade do Reino Unido abre uma janela ao mundo das pessoas com autismo e mostra como sons comuns podem ser perturbadores
atualizado
Compartilhar notícia
O clichê sobre o autismo remete a imagens de crianças agressivas com outras pessoas e com elas mesmas, batendo a cabeça na parede, tampando os ouvidos ou imersas no próprio mundo, alheias a qualquer estímulo externo. Para quem vê de fora, pode ser difícil compreender por que essas pessoas se comportam assim. Mas algumas entidades e grupos de pais e familiares têm tentado banir – ou amenizar – o estigma do diagnóstico.
Uma delas é a National Autistic Society, do Reino Unido, que lançou recentemente um vídeo para que as pessoas entendam mais sobre o que é estar na pele de um autista. A chamada síndrome do espectro autista pode ir das manifestações mais moderadas até as mais severas, mas muitas incluem hipersensibilidade auditiva e visual, o que significa que qualquer som inofensivo lá fora pode representar uma grande perturbação.
O vídeo mostra como o som de uma torneira pingando, por exemplo, ou de cores se encontrando em uma padronagem podem ser desconcertantes para uma pessoa com autismo. A iniciativa faz parte do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no último dia 2 de abril.