Vídeo: alongue o corpo no home office e evite dores nas costas
Especialistas explicam o motivo das dores que muita gente tem sentido ao trabalhar em casa e indicam como ficar livre delas
atualizado
Compartilhar notícia
De um dia para o outro, boa parte dos trabalhadores passou a fazer home office para ajudar a conter o avanço do coronavírus. Mas a nova rotina, na maioria das vezes improvisada, pode vir acompanhada de uma série de dores e desconfortos. O motivo, segundo especialistas, está ligado ao sedentarismo.
“O corpo humano não foi feito para ficar parado. Nossos músculos e articulações nescessitam de alongamentos e movimentos que os fortaleçam. Por isso, praticar algum exercício diariamente é tão importante. Melhora articulações, promove flexibilidade e facilita o desempenho das atividades cotidianas”, explica a fisioterapeuta Leandra Reis.
De acordo com Laís Macedo, fisioterapeuta e especialista em osteopatia, a origem das dores surgidas no home office também podem ter fundo emocional.
“A dor na lombar, por exemplo, possui causa não específica ou mais de um fator causal, como questões psicológicas, sociais, físicas, má alimentação, entre outros”, acrescenta Laís.
Alongamento
Para evitar esse desconforto, as profissionais sugerem uso de cadeiras ergonômicas e alongamento diário.
“Como nem todo mundo possui uma em casa, o que indico é colocar uma toalha enrolada ou almofada entre a coluna lombar e a cadeira. Também é importante tirar intervalos para trocar de posição, levantar, caminhar ou realizar algum exercício”, sugere Laís.
Especialista em pilates, ela mostra alguns movimentos para fazer em casa diariamente e evitar dores. Confira: