Ventilador ligado diminui o risco de contaminação com coronavírus
É preciso renovar com frequência o ar da casa para evitar a propagação da Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
Diante da pandemia do novo coronavírus, manter a higiene é fundamental, sobretudo a de casa. Além do confinamento social, é importante fazer com que o espaço onde se vive seja ventilado e tenha frequente renovação do ar, segundo orienta a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Com isso, é prudente deixar portas e janelas abertas e ventiladores, tanto os portáteis quanto os de teto, ligados. A explicação é simples: a circulação do ar faz com que o vírus não permaneça nas superfícies.
“Ambientes sem climatização, sem ventilação ou até mesmo sem a manutenção adequada são pontos prejudiciais à saúde”, garante a Associação Brasileira de Ar-condicionado, Refrigeração, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA).
A quem tem ar-condicionado, o recomendado é mantê-lo desligado ou, se não for possível, reforçar a higienização para não conter a proliferação de bactérias.
Lembre-se, também, de limpar os ventiladores com frequência com panos úmidos, além de checar a manutenção, para evitar panes e curtos-circuitos.