metropoles.com

Veja por que você nunca deve usar óleo de coco após se queimar no sol

Dermatologistas explicam que, embora seja usado para hidratação, o óleo não é uma boa alternativa para queimaduras solares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
óleo de coco
1 de 1 óleo de coco - Foto: Getty Images

A cena é bastante comum: em busca de um bronzeado perfeito, você deu uma exagerada nas horas de exposição ao sol e acabou queimando a pele, ou passou o dia inteiro na piscina e chegou em casa com a região vermelha e ardendo. Um ativo natural, como o óleo de coco, é perfeito para hidratar a cútis e tratar o problema, certo? Na verdade, não é bem assim.

Dermatologistas explicam que, no caso de uma queimadura solar, o primeiro passo é sempre procurar um especialista. Além disso, para atenuar o incômodo da ardência e vermelhidão, o ideal é utilizar cremes hidratantes com substâncias calmantes. Porém, nenhum tipo de óleo é bem-vindo.

“O óleo de coco é uma substância espessa e gordurosa, responsável por reter o calor na superfície da pele, piorando a queimadura”, explicou o dermatologista cosmético Kenneth Mark, ao portal Insider. “Essa é uma das últimas coisas que você vai querer ter na sua cútis queimada”, completa.

O efeito tende a prolongar a inflamação e manter a derme quente e vermelha por mais tempo, dificultando o processo de cicatrização. Esse ativo funciona apenas como um “óleo tópico” e é muito espesso para penetrar na pele e oferecer qualquer hidratação significativa, de acordo com o dermatologista Orit Markowitz.

O ativo oferece apenas um pouco de hidratação temporária, que não é tão duradoura quanto um creme hidratante espesso. A indicação do especialista, portanto, é investir em produtos enriquecidos com ceramidas — lipídios presentes naturalmente na pele e essenciais para mantê-la protegida e reter a hidratação.

4 imagens
O ativo é muito usado na rotina beleza
Porém, não proporciona um resultado a longo prazo
X
1 de 4

Em uma queimadura de sol, o óleo tende a dificultar a cicatrização

Getty Images
2 de 4

O ativo é muito usado na rotina beleza

Reprodução
3 de 4

Porém, não proporciona um resultado a longo prazo

FreePik
4 de 4

X

Reprodução/Blog Pajaris
Fique atento!

Procurar um especialista após uma queimadura solar é fundamental porque, embora aparentemente inofensiva, a lesão pode causar vários problemas à derme.

Quando leva à formação de bolhas no corpo, ela é responsável por dobrar os riscos do surgimento de melanoma — o tipo mais grave de câncer de pele. Além disso, também pode causar o envelhecimento precoce e a formação de manchas e rugas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?