Veja como evitar a “síndrome da bunda morta” após ficar horas sentado
Personal ensina exercícios para fazer em casa e evitar o incômodo na região dos glúteos após um longo período sem movimentar as pernas
atualizado
Compartilhar notícia
Quem passa muitas horas ao dia sentado, provavelmente, foi apresentado à síndrome da bunda morta. Também chamada de amnésia glútea, ela nada mais é do que aquela dor muscular no bumbum depois de um longo dia de trabalho na mesma posição.
O incômodo é consequência da insuficiência do glúteo médio, como explica o personal trainer Rodrigo Resende. A síndrome da bunda morta surge, principalmente, por conta da falta de preparo na musculatura da região. Ou seja, ela não é exclusiva de quem trabalha sentado.
Entre os sintomas, além do incômodo em contato com o assento, o especialista elenca “dor ou pontadas nos quadris ou nos glúteos na hora de correr, incômodos durante a palpação, dificuldade de manter o quadril posicionado ou para mudar de posição”.
Para evitá-lo, não há para onde fugir: tem que suar a camisa e malhar os glúteos, mesmo que ser uma musa fitness não esteja entre seus planos.
“O exercício físico tem um papel fundamental na ativação dos músculos do bumbum, garantindo resistência para realizar atividades do cotidiano”, frisa o personal.
Melhores exercícios
Para te ajudar nessa empreitada, não há desculpas. Mesmo sem uma inscrição na academia, é possível treinar em casa, com o peso do próprio corpo.
Confira, abaixo, três tipos de exercícios para fortalecer os músculos dos glúteos, e o passo a passo para realizá-los.
- Agachamento simples
Coloque os tornozelos alinhados ao quadril e faça o movimento de sentar, jogando a sua força para o calcanhar.
- Agachamento com abdução
Esse exercício segue a mesma linha do agachamento tradicional, ensinado acima. Porém, ao descer, você vai deslizar sua perna sobre um pano, para que ocorra a ativação do glúteo.
- Mobilidade do guerreiro
Comece agachado com joelhos a 90 graus. Para realizar o exercício, leve seu corpo à frente sem retirar o calcanhar do chão. A seguir, volte para a posição inicial.
A próxima etapa é vai esticar a perna e tentar, sem dobrar o joelho, tocar nas pontas dos pés ou se esticar até o nível máximo que seu corpo alcançar.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia.