metropoles.com

Vacina contra a Covid pode causar aumento dos seios? Experts respondem

Jovens nas redes sociais têm reportado aumento do busto depois de tomar doses do imunizante da Pfizer. Veja o que especialistas têm a dizer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
vacina e sutiã
1 de 1 vacina e sutiã - Foto: Getty Images

Após uma norueguesa compartilhar que teve um suposto aumento nos seios depois de tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 da farmacêutica Pfizer, várias outras jovens ao redor do mundo também começaram a compartilhar seus relatos do “fenômeno” nas redes sociais.

“Tive que comprar um sutiã maior”, disse uma das mulheres que sentiu a diferença. Outras revelaram que o tamanho do busto aumentou em até dois números. Como tudo que cai na internet, os casos causaram um alvoroço. Porém, a história pode não ser bem assim.

Para confirmar se o caso pode ser mesmo um efeito do imunizante contra o coronavírus, o Metrópoles convocou dois especialistas. O veredito, no entanto, é um tanto desanimador para quem esperava concordar com elas: não existe nenhum tipo de comprovação científica que ligue os dois fenômenos.

Segundo Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), é possível que a mulher note uma diferença apenas em um dos seios, do lado em que a injeção foi aplicada, por conta de uma resposta imunológica do organismo, mas o efeito é “raríssimo” e passageiro.

“Algumas pessoas que receberam a vacina apresentam um tipo de resposta inflamatória caracterizada pelos gânglios linfáticos, localizados nas axilas, que podem fazer com que o seio mude de tamanho. Eles podem até ser confundidos com o câncer, mas jamais proporcionaram um aumento significativo das mamas”, elucida o especialista.

Má interpretação

A professora Anamélia Lorenzetti Bocca, do Departamento de Biologia Molecular da Universidade de Brasília (UnB), concorda. “O que leva ao aumento das glândulas mamárias, normalmente, são os hormônios. Até o momento, não existe nenhuma comprovação dizendo que a vacina pode levar a qualquer tipo de alteração hormonal”, afirma.

3 imagens
Segundo os especialistas,  não há nenhum tipo de comprovação científica sobre o fenômeno
Sem embasamento científico, a teoria das jovens nas redes não tem nenhum tipo de garantia
1 de 3

Vacina da Pfizer

Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images
2 de 3

Segundo os especialistas, não há nenhum tipo de comprovação científica sobre o fenômeno

Getty Images
3 de 3

Sem embasamento científico, a teoria das jovens nas redes não tem nenhum tipo de garantia

Portanto, na visão da especialista, histórias como essa estão mais ligadas à falta de informação com relação aos efeitos que o imunizante pode causar no organismo.

“Essa é mais uma má interpretação do que acontece com o nosso corpo após receber a vacina. Agora, as pessoas estão tão sobressaltadas com o imunizante, que qualquer coisa que acontece no corpo está sendo atribuída a ele”, defende a professora.

Portanto, se você reparou algum aumento nos seios ultimamente, tente identificar outros fatores e não deixe de procurar um médico especialista. Alterações hormonais e ganho de peso, normalmente, são as respostas mais comuns para esse tipo de incógnita.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoleshttps://t.me/metropolesastrologia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?