Três lojas de plantas no DF que oferecem experiências além das compras
Conheça alguns ateliês botânicos em Brasília que vão além de venda de espécies e elevam a vivência a propostas gastronômicas e de bem-estar
atualizado
Compartilhar notícia
Em meio às linhas retas do modernismo brasiliense, a natureza encontra, a partir de suas formas orgânicas, um caminho para colorir de verde espaços ainda não preenchidos pelo cinza dos cenários urbanos. No Distrito Federal, a cada dia cresce a lista de viveiros e lojas de plantas que oferecem, além de mudas, terra, adubos e vasos, espaços de experiência.
Encontrar refúgios ligados à natureza sobre as avenidas que cortam Brasília nem sempre é tarefa fácil. Nem os próprios moradores do Lago Norte sabem que, nos fundos do Espaço Aroeira, descansa um pequeno oásis onde a vegetação divide espaço com gastronomia, arte, atividades de bem-estar e propostas terapêuticas.
Um mundo à parte se forma em meio aos vasos, espécies ornamentais e sementes. A sensação de entrar pelas ruas da Vila Canarinho, na parte de trás da loja, é adentrar um microclima próprio: mais fresco, úmido e conectado à natureza, rodeado de lagos ornamentais e emoldurado por todo tipo de árvores e jardins.
Gastronomia, arte e cultura
Como explica Julceia Camillo, uma das gestoras do espaço, a maior parte do público que programa uma visita ao Aroeira não tem nos planos levar para casa uma costela de adão, jiboia ou suculenta para chamar de sua. “Estimamos que 60% do nosso público não venha pelas plantas, e sim para outros tipos de experiência”, comenta.
Por trás das plantas de jardim, o espaço abriga uma camiseteria com estampas personalizadas, o ateliê de mosaicos Renato Klein — que vende arte e oferece atividades terapêuticas —, além de uma quitanda com produtos de todos os cantos do país, como shoyo de tucupi e um queijo com “gosto de Cerrado”; um café especializado em tortas e outras pérolas da confeitaria; aulas de yoga e ikebana, técnica japonesa de arranjos florais.
A lista de alternativas é extensa. Por lá, também dividem o caminho emoldurado pela vegetação uma microtorrefação de cafés especiais, uma loja colaborativa com produtos de moda, beleza e artesanato, a padaria do Yuri com pães e focaccias com massa de fermentação natural, e o restaurante Cozinhas da Terra, com menu focado em culinária afetiva. Confira aqui a lista com todos os produtos e serviços.
Espaço Aroeira
Local: Área Especial Nº 3, Polo Verde do Lago Norte, próximo ao balão do Torto
Funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 18h; domingos das 9h às 13h.
Informações: site e @espaçoaroeira
Fittonia Garden
Inspirados pela influência da biofilia no bem-estar, Thiago Matos e Débora Guedes concretizaram o desejo de trazer para Brasília uma galeria botânica. A paixão do casal por plantas extrapolou os limites do apartamento onde moram e, em setembro do ano passado, o Fittonia Garden ganhou o próprio espaço.
A loja da 208 Norte, onde o amor pelas plantas abraça o movimento slow food, está de portas abertas para quem quer construir a própria floresta urbana enquanto harmoniza um café especial com delícias como o carro-chefe da casa: as tostadas de Ceviche. Durante a noite, o menu também oferece uma coquetelaria avançada, com drinks que unem gin ao cold brew.
Ver essa foto no Instagram
Apesar do apelo gastronômico, o protagonismo permanece na curadoria atenta e caprichada de plantas raras e ornamentais para todos os gostos de colecionadores – de Monsteras deliciosas e Ficus lyratas (as queridinhas do momento), até as espécies mais inusitadas de marantas e filodendros.
O segredo para um casamento tão bem sucedido entre botânica e culinária, na visão de Thiago, são os benefícios das experiências em contato com o verde. A loja é bastante procurada, ainda, por quem deseja variar o local de home office e respirar novos ares, em busca da inspiração, criatividade e bem-estar, que apenas ambientes naturais proporcionam.
Fittonia Garden
Local: CLS 208 Bloco C Loja 34
Funcionamento: De terça a sábado das 14h às 21h; domingos das 14h às 20h
Informações: @fittonia.garden
Petit Jardin
A Petit Jardin nasceu em 2015, no quintal de casa da arquiteta Fabiana Ungaretti. Mas, da garagem onde encontrava os clientes em busca de novas espécies, ela percebeu que o desejo de estar cercado pelo verde vai além de ir até a loja, comprar plantas e voltar cada um para o próprio lar.
Em junho de 2021, as vendas foram além do universo on-line e dos fundos da casa. Foi quando a arquiteta abriu as portas da loja na Asa Norte para os aficionados por botânica. “Planta é algo que rende pano para manga, sempre tem algum assunto para conversar”. Entre uma dica e outra, o espaço passou a oferecer café e outras guloseimas.
Todos os sábados, o lugar, que abriga quase 200 espécies de plantas ornamentais e vasos com design próprio, também é uma área de convivência com diferentes propostas, semanalmente. Esbarre com a proprietária por lá, e ganhe, de brinde, dicas bastante valiosas sobre como manter suas “verdinhas” sempre vivas e saudáveis.
Ton Petit Jardin
Local: SCRN 714/715 bloco H loja 49
Funcionamento da loja: De terça a sexta, das 10h às 19h; e sábados das 9h às 18h
Informações: @ton.petit.jardin
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia.